A Cruise Lines International Association (CLIA), publicou esta sexta-feira, dia 28, o relatório 2022 State of the Cruise Industry Outlook que traça um retrato do estado atual dos cruzeiros, através do qual é possível perceber que “a indústria de cruzeiros prosseguiu a retoma de atividade de forma responsável, com protocolos comprovados que estão na vanguarda do setor”.
O mais recente relatório apresenta novos dados de impacto económico para 2020, incluindo um olhar crítico sobre a recuperação do setor após a pandemia, o valor do turismo de cruzeiros e a posição de liderança e progressos nas áreas do turismo responsável e das práticas marítimas.
O relatório sublinha o valor do turismo de cruzeiros para as comunidades locais e economias nacionais em todo o mundo e apresenta os principais dados sobre o progresso contínuo do setor, no que diz respeito ao objetivo de descarbonizar as operações dos navios.
“O relatório 2022 State of the Cruise Industry Outlook oferece uma oportunidade para refletirmos sobre as metas já alcançadas pelo setor, já que as companhias de cruzeiros marítimos da CLIA receberam mais de seis milhões de passageiros a bordo desde o reinício das operações em julho de 2020. Apesar de continuarmos a privilegiar a saúde e a segurança, o nosso setor está igualmente na vanguarda no que toca à sustentabilidade ambiental e à gestão de destinos”, afirmou Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA.
“O turismo costeiro e marítimo é um importante motor económico, e continuamos a trabalhar em parceria com destinos de cruzeiro para permitir que as comunidades locais tirem proveito de um turismo responsável. Os nossos membros estão igualmente a investir em novas tecnologias e novos navios e continuam a perseguir o objetivo de descarbonizar as operações dos navios até 2050”, reforça Kelly Craighead.
Frota do Futuro
Do relatório destaca-se que até 2027, a frota de cruzeiros marítimos da CLIA irá refletir avanços significativos na procura de um futuro mais limpo e eficiente por parte da indústria de cruzeiros. Pretendem atingir este objetivo através da implementação de 26 Navios de cruzeiro movidos a GNL, 81% de capacidade global equipada com sistemas avançados de tratamento de águas residuais e 174 navios de cruzeiro com capacidade de receber energia diretamente da rede elétrica terrestre.
Impacto Económico Global em 2020
Além disto, em comparação com 2019, os dados económicos relativos a 2020 ilustram os profundos efeitos da pandemia na comunidade de cruzeiros, em geral, e sublinham a importância do turismo de cruzeiros para as economias de todo o mundo. Em 2020 houve 5,8 milhões de embarques de passageiros (-81%), 576.000 postos de trabalho associados à indústria de cruzeiros (-51%) e 64,4 mil milhões de dólares de contribuição económica total (-59%).
Progresso da retoma
A aplicação de protocolos na vanguarda do setor está a facilitar a retoma do turismo de cruzeiro em todo o mundo, possibilitando o regresso das pessoas à sua atividade laboral e refortalecendo as economias locais e nacionais. Em 2020, mais de 75% da capacidade de membros transoceânicos voltou a operar e prevê-se que quase 100% esteja a operar em agosto de 2022.
Valor dos turistas de cruzeiros
Os turistas de cruzeiros, e o dinheiro que despendem, criam empregos e oportunidades para as comunidades locais em todo o mundo. Por cada 24 turistas de cruzeiros é criado um posto de trabalho a tempo inteiro equivalente. Além disto, os turistas de cruzeiros despendem uma média de 750 dólares por passageiro (675€) em cidades portuárias ao longo de um cruzeiro típico de sete dias e 6 em cada 10 pessoas que fizeram um cruzeiro afirmam que regressaram a um destino que visitaram pela primeira vez numa viagem de cruzeiro.
Gestão de destinos
A colaboração contínua com as comunidades locais nos destinos visitados pelos navios de cruzeiro continua a ser um ponto essencial para a indústria de cruzeiros, como em Dubrovnik, na Croácia, nos destinos gregos de Corfu e Heraklion e na cidade de Palma nas Ilhas Baleares.
Novos navios em 2022
Prevê-se que as companhias de cruzeiros dos membros transoceânicos da CLIA estreiem 16 navios de cruzeiro em 2022, incluindo cinco navios movidos a GNL e nove navios de expedição. Todos os navios a estrear em 2022 estarão equipados com sistemas avançados de tratamento de águas residuais.