Quarta-feira, Novembro 30, 2022
Quarta-feira, Novembro 30, 2022

SIGA-NOS:

Clientes da Iberia já podem compensar as emissões de carbono dos seus voos

O grupo Iberia lançou no domingo, 23 de outubro, o “CO2labora”, um programa de colaboração de CO2. Através deste programa, os clientes da companhia aérea espanhola podem compensar as emissões dos seus voos através de dois projetos climáticos certificados, um na Guatemala e o outro no Peru.

Os clientes da Iberia podem decidir em que rotas querem compensar a sua pegada de carbono (medida em CO2e), em um ou mais do número total de voos efetuados. Através da calculadora de pegada de carbono do grupo Iberia, os clientes podem consultar as emissões da sua viagem. Depois, é dada a informação do investimento monetário equivalente a essas emissões de carbono, para que o cliente possa compensá-las através de projetos climáticos certificados pela Iberia. Este cálculo da pegada aérea é uma média dos voos operados pela Iberia nessa rota e é feito tendo em conta quatro variáveis.

A primeira variável é o tipo de aeronave, o avião utilizado em cada voo é um dos fatores que determina a pegada de carbono. Por este motivo, o grupo Iberia está a renovar a sua frota e a incorporar as aeronaves mais avançadas e eficientes disponíveis no mercado, de acordo com o comunicado de imprensa. Nos primeiros nove meses do ano, a Iberia acrescentou onze aeronaves à sua frota, cinco A350-900 para rotas de longo curso – que são entre 30 a 35% mais eficientes – e seis A320neo para rotas de curto e médio curso – que são entre 15 a 20% mais amigas do ambiente. A Iberia Express, também está a acrescentar o modelo A321neo à sua frota, que tem novos motores que reduzem as emissões de CO2 em 20% em comparação com as aeronaves que eram anteriormente utilizadas. De acordo com o comunicado, a companhia aérea tem cinco aviões A321neo e irá acrescentar um sexto antes do final do ano.

A segunda variável é o clima, as condições meteorológicas são um fator chave para obter a pegada de carbono mais realista possível. Por exemplo, voar contra um vento de proa não é o mesmo que voar contra um vento de cauda. A terceira variável é a eficiência das operações, para conseguir operações mais eficientes o grupo Iberia implementou iniciativas para reduzir o consumo de combustível, operações de voo mais sustentáveis e redução de peso a bordo das aeronaves. A última variável é o tipo de cabine, a pegada de carbono também varia se o cliente voa em classe Económica, Económica Premium ou Business.

Como compensar a pegada de carbono?

Os clientes Iberia e Iberia Express podem compensar a sua pegada de carbono em qualquer altura, no final do processo de compra, clicando em: “Compensar a sua pegada” ou uma vez realizado o voo, indo à secção Sustentabilidade em iberia.com e iberiaexpress.com.

Dois programas climáticos certificados

Localizado em Izabal, na costa das Caraíbas da Guatemala, é o primeiro projeto com o qual os clientes do Grupo Iberia podem colaborar. Promove a criação de novas reservas naturais e mantém as florestas naturais existentes que estão ameaçadas pela desflorestação e por atividades insustentáveis de uso do solo.

O Izabal é uma área de invernada e paragem para mais de 120 espécies de aves migratórias, tornando-a uma área relevante para a conservação da biodiversidade. As contribuições dos clientes do grupo Iberia servirão para proteger os ecossistemas agroflorestais e encorajar o crescimento do ecoturismo, bem como fornecer recursos para monitorizar a área e apoiar programas de desenvolvimento comunitário.

No limite da floresta tropical amazónica peruana está o segundo projeto certificado com o qual os clientes do Grupo Iberia podem colaborar. Sete comunidades indígenas pertencentes às etnias Shipibo-Conibo e Cacataibo estão instaladas em torno do rio Ucayali e gerem uma área de 119.837 hectares de floresta tropical. Este projeto apoia o desenvolvimento de empresas socialmente inclusivas, promove a utilização adequada de terras comunitárias e favorece o desenvolvimento de gestão de recursos naturais.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img