Terça-feira, Outubro 4, 2022
Terça-feira, Outubro 4, 2022

SIGA-NOS:

Cocktail Team traz a arte do Flair Bartending aos eventos

A Cocktail Team foi criada em 2005, com o objetivo de inovar no conceito de serviço de bar, iniciando a sua atividade com a introdução em Portugal do Flair Bartending – serviço de bar aliado à animação – quer pela realização de eventos específicos, quer na formação de bartenders.

Primeira escola de Flair Bartending em Portugal

O fundador, Hugo Silva, estudou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, mas teve sempre mais interesse pelo “mercado da noite”. Quando terminou o curso, tornou-se no embaixador mais jovem do mundo da Whisky Cardhu e, mais tarde, foi embaixador de marca da Absolut Vodka.

Quando trabalhou com a Absolut Vodka, Hugo Silva deslocava-se a casas noturnas que vendiam a marca. Durante a tarde, dava formação às equipas e à noite fazia ativação de marca.

Lúcia Encarnação, diretora de eventos da Cocktail Team, e Hugo Silva, fundador.

Lúcia Encarnação, diretora de eventos da Cocktail Team, explica que o Flair Bartending ainda não era muito comum, nesta época, e que, por isso, os donos dos bares ficavam “extremamente impressionados com o espetáculo”. As pessoas, a quem Hugo Silva dava formação à data, queixavam-se de não existirem escolas de bar em Portugal.

Quatro áreas de negócio independentes, mas complementares

A Cocktail Team abriu em março de 2005. De forma a rentabilizar o negócio ao máximo, começou com quatro áreas de negócio: a escola de bar; os eventos; a consultoria; e a venda de produtos de bar.

Quando começaram a empresa, não havia venda de produtos de bar em Portugal. Entretanto o mercado evoluiu e, atualmente, já existe mais oferta. Por esse motivo e porque, de acordo com a diretora de eventos, não tinham “paixão por esta área de negócio”, descontinuaram a venda de produtos de bar há dois anos.

Atualmente, a empresa está dividida em três áreas de negócio e tem três gestores de negócio para cada área: a área da formação, a área da consultoria e a área dos eventos.

Escola de Bar

Lúcia Encarnação confessa que a profissão de Flair Bartender tinha uma conotação negativa na época em que começaram a Cocktail Team. Como tal, “nós sabíamos que queríamos profissionalizar a área”, refere.

A Cocktail Team conseguiu certificar os cursos em 2008 e tornou-se na primeira escola de Flair Bartending certificada em Portugal, pela DGERT. Mais tarde, obteve o selo de qualidade do Turismo de Portugal.

Quando iniciaram atividade, a escola de bar tinha apenas três cursos, com cerca de 15h a 20h. Os cursos foram atualizando com o decorrer dos anos e “há cinco anos, lançámos um curso de 100 horas, que é o nosso main course, o Premium Bartender: um curso com 100% de empregabilidade. Durante um mês, os alunos contactam com cerca de 30 profissionais da área”, afirma Lúcia Encarnação, que sublinha que esta formação “ vai de A a Z” e passa também pela parte técnica e comportamental.

“Os alunos conseguem, num curto espaço de tempo, abraçar a profissão”, sublinha.

Além do curso Premium Bartender, a Cocktail Team disponibiliza os seguintes cursos: Introdução ao Flair Bartending; Flair Bartending; Técnicas de Bar; Bartender Like na Actor; Master Spirits Week; Iniciação à gestão de bar; Gestão e Controlo de Bar Aplicado; MBA Executivo em Gestão de Bar; Mixologia Molecolar; Técnicas de Venda no Bar; Master Cocktails; Master Gin/Wine/Rum/Vodka/Beer/Tequila/Whisky/Cognac and Brandy/Vermutes e Amargos.

As candidaturas para a Escola de Bar, devem ser feitas online.

Paralelamente, a Cocktail Team tem inúmeros vídeos no Youtube, de acesso gratuito, que ensinam a fazer diversos tipos de cocktail. Está, ainda, disponível para Androids a APP gratuita “Cocktail Team”, com cerca de 400 receitas de bebidas, que estão sempre a ser atualizadas.

Consultoria de Bar

A segunda área de negócio é a consultoria de bar. Alguém que planeie abrir um bar, que necessite de uma nova carta de cocktails ou de formar uma equipa, pode contratar a Cocktail Team. Porém, a empresa não se circunscreve apenas aos bares, também faz consultoria em hotéis, restaurantes, discotecas, entre outros.

A Cocktail Team tanto pode desenvolver um plano de formação, como fazer formações “on-the-job”. Estas formações, tal como os cursos de bartending, têm certificação da DGERT e selo do Turismo de Portugal.

Há cerca de um ano e meio lançaram o Bartender Alta Performance onde, num curto espaço de tempo, cerca de uma a duas semanas, “os formandos têm módulos chave, que o cliente escolhe”. A Cocktail Team vai ao local de trabalho e dá uma formação técnica, operacional e comportamental às equipas “on-the-job.”

Além da formação de equipas, têm também outros serviços para empresas: Formação específica de Líderes; Cartas de Bar; Gestão & Controlo do Bar; Aquisição de material; Configuração da Zona de Trabalho; Acompanhamento do fluxo de trabalho; Recrutamento, etc.

A diretora de eventos explica que relativamente à escola de bar, “falamos em B2C, porque a pessoa que quer ser bartender vem ter connosco, e depois temos a parte B2B, que para nós é a formação, mas que entra na parte da consultoria”.

Eventos

Com a pandemia, a área dos eventos ficou parada, “mas nós como qualquer empreendedor não parámos”, explica Lúcia Encarnação.

Neste momento, os eventos presenciais já retomaram “em força” e a empresa criou um site dedicado exclusivamente a esta área. No futuro, planeiam criar um site dedicado a cada área de negócio.

Nos eventos, além do bar catering, onde os bartenders “atiram garrafas ao ar” e entretêm os convidados, oferecem igualmente outros serviços.

As empresas que contratam a Cocktail Team podem escolher diversos exercícios de “team building”, como por exemplo, o Cocktail Challenge. Neste desafio, os convidados são divididos em grupos e recebem uma vasta panóplia de produtos e materiais de bar para que possam dar asas à imaginação. A equipa criará o seu cocktail, que apresentará no concurso final.

Para contratar um serviço da Cocktail Team – consultoria ou eventos – deve fazê-lo através do site da empresa ou através das redes sociais.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img