A Comissão Europeia introduziu um novo espaço de dados que permite tanto às empresas de turismo, como às autoridades públicas, partilhar dados sobre o desenvolvimento de serviços turísticos e melhorar a sustentabilidade do ecossistema do setor. As novas mudanças, estabelecidas para ajudar no desenvolvimento da indústria do turismo, que contribui significativamente para as economias dos países da UE, foram confirmadas por um comunicado de imprensa da Comissão Europeia.
Segundo o comunicado, a nova gestão de dados, Data Space, irá facilitar o processo de partilha de dados de diversas fontes, levando em consideração as autoridades locais. Procura também promover o acesso a dados para uma ampla gama de usuários, como gestores de destinos, intermediários de negócios e prestadores de serviços turísticos.
“Isto vai ajudar os negócios, em particular os de menor dimensão, bem como as autarquias locais, a criar, melhorar e personalizar serviços e apoiar a tomada de decisões relacionadas com a sustentabilidade da sua oferta turística”, afirma a comissão em comunicado.
O novo espaço de dados procura ainda oferecer interoperabilidade entre domínios de dados e espaços de dados setoriais, como os espaços de dados europeus para energia, mobilidade, saúde, comunidades inteligentes e patrimônio cultural.
Além disso, irá garantir um modelo de governança de dados desenvolvido pelas partes interessadas no ecossistema do turismo financiado pela UE.
Por sua vez, a Agenda Europeia de Turismo 2030, adotada pelo Conselho da UE em dezembro do ano passado, também instou na implementação de práticas de compartilhamento de dados na indústria do turismo.
“A Agenda baseia-se no Caminho de Transição para o Turismo da Comissão e inclui um programa com ações a serem tomadas pelos países da UE”, referiu a comissão em comunicado.