Quarta-feira, Novembro 19, 2025
Quarta-feira, Novembro 19, 2025

SIGA-NOS:

Comissão Europeia já deu 196M€ a Portugal para alta velocidade Madrid-Lisboa

-PUB-spot_img

A Comissão Europeia já destinou cerca de 196 milhões de euros a Portugal, desde 2014, para financiar estudos e obras da futura linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, com a expectativa de que a ligação “seja uma realidade”.

Em conferência de imprensa em Bruxelas, o comissário europeu dos Transportes, Apostolos Tzitzikostas, assegurou que a ligação ferroviária entre as duas capitais ibéricas “será uma realidade nos próximos anos”, sublinhando que “é muito importante garantir que existe um financiamento adequado”.

“Como podem ver no mapa e pelos esforços que estamos a envidar, desde o início deste mandato, temos de garantir que o mercado único funcione bem e que a Europa esteja verdadeiramente unida, o que significa que estou em constante diálogo com os ministros dos Transportes e das Infraestruturas de França, Espanha e Portugal, para garantir que o continente ibérico esteja bem conectado por via ferroviária e rodoviária nos próximos anos”, afirmou o comissário, citado pela agência Lusa.

Até ao momento, segundo dados obtidos pela Lusa, a Comissão Europeia já atribuiu 196 milhões de euros do Mecanismo Interligar a Europa, que financia a construção, desenvolvimento e modernização de infraestruturas, a cinco projetos para o lado português da linha ferroviária, incluindo secções com origem nos portos de Setúbal e Sines.

Desde 2014, é apoiada com 116 milhões de euros a linha ferroviária Sines/Elvas no troço Évora-Caia e estação técnica no quilómetro (km) 118 da linha sul. Entre o ano seguinte e 2020, foram mobilizados 2,5 milhões de euros em estudos para o corredor internacional sul (Sines/Setúbal/Lisboa-Caia).

À segunda fase do troço Évora-Caia, na ligação ferroviária Sines/Elvas, têm sido adjudicados 55,8 milhões de euros desde 2016. Desde 2020, estão a ser financiados estudos para a ligação ferroviária de alta velocidade para o troço Lisboa-Madrid num total de 3,9 milhões de euros. Acrescem ainda 17,4 milhões de euros desde 2021 para o troço Évora-Évora Norte da ligação ferroviária Sines/Elvas.

A Comissão Europeia também já apoiou Espanha com cerca de 750 milhões de euros, desde 2024, para a linha de alta velocidade que liga a Extremadura a Madrid.

Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram na passada quinta-feira um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária Lisboa-Madrid até 2030, com um tempo de viagem estimado de cinco horas, reduzindo-se para três horas até 2034.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img