Com o propósito de combater o desperdício alimentar através da transformação e valorização dos resíduos orgânicos na restauração, o projeto Atlantic Compost venceu a segunda edição do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition, competição promovida pelo Fórum Turismo e pelo Super Bock Group, com o apoio do Turismo de Portugal.
A distribuição pelos restaurantes de recipientes destinados à compostagem dos resíduos alimentares, transformando-os posteriormente em adubo de qualidade, foi a ideia proposta pela equipa composta por dois jovens, das áreas da Gestão e Turismo e do Direito. Com vista ao aumento desta prática na área da restauração, o Atlantic Compost prevê ainda a formação de empresários e trabalhadores da restauração simplificando a sua participação numa atividade que contribui para a redução dos gases de efeito de estufa, provenientes dos resíduos orgânicos descartados em aterros.
Esta edição do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition recebeu, numa primeira fase, mais de 200 participações. Do desperdício alimentar e reciclagem à digitalização e à responsabilidade social, as melhores ideias foram pré-selecionadas e transformadas em 69 projetos de equipa a concurso.
À final chegaram 6 projetos, de entre os quais o júri, selecionou o projeto Atlantic Compost ao qual foi atribuído um cheque de 5.000€ para concretização da ideia apresentada.
A diretora de comunicação, relações institucionais e sustentabilidade do Super Bock Group, Graça Borges, afirmou que “o Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition foi uma vez mais um sucesso, mostrando que as pessoas estão interessadas em participar nas temáticas da sustentabilidade e em apoiar a mudança. As ideias que nos chegaram apresentam potencial para poderem vir a ser aplicadas, podendo contribuir de forma muito positiva e significativa para o desenvolvimento de um setor tão relevante para a economia nacional. Desejo o maior sucesso a todos os participantes, em particular ao projeto vencedor.”
“Esta iniciativa é mais uma marca do trabalho do Super Bock Group na área da sustentabilidade. Estamos alinhados com o propósito da inovação, tão patente neste desafio, e queremos estar sempre ao lado de quem quer fazer mais pelo ambiente e pela sociedade. O empreendedorismo é uma peça chave do desenvolvimento e, como tal, é algo que procuramos incentivar não só dentro da nossa organização como fora dela, junto de parceiros e, claro, dos consumidores”, conclui Graça Borges.
Para o presidente do Fórum Turismo, António Marto, “é sempre uma mais valia trabalhar ao serviço da inovação e da sustentabilidade para o turismo na companhia de grandes parceiros como o Super Bock Group e o Turismo de Portugal. Ainda existe muito a fazer ao serviço da inovação e da sustentabilidade nas diversas áreas de turismo. O que estamos a fazer agora é apenas o início de uma ambição maior, de continuarmos a desenvolver este tipo de iniciativas no setor.”