A 2.ª edição da conferência “Recursos Humanos no Setor do Turismo – Como Enfrentar os Novos Desafios”, organizada pela Universidade Autónoma de Lisboa em parceria com o TNews, já tem programa confirmado e contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
O evento realiza-se no dia 23 de setembro, entre as 14h30 e as 17h30, no Auditório 1 da Universidade Autónoma, em Lisboa.
Com foco na valorização das pessoas e na adaptação do setor às novas realidades do trabalho, a conferência reúne especialistas de várias áreas para debater temas urgentes como o envelhecimento demográfico, os novos modelos de trabalho e o impacto da inteligência artificial nas organizações turísticas.
Programa
14h50 – Abertura
Universidade Autónoma de Lisboa e TNews
15h00 – Keynote
O impacto da demografia na sociedade e no trabalho
15h20 – 1.º Painel
Os desafios da demografia e novos modelos de trabalho
Moderadora: Carina Monteiro | TNews
Oradores:
- Ana Jacinto |AHRESP
- Isabel Heitor | ANA Aeroportos
- Miguel Andrade | PHC Hotels
16h00 – 2.º Painel
Que transformações esperar nos modelos de trabalho com a inclusão da inteligência artificial?
Moderadora: Carina Monteiro | TNews
Oradores:
- Rogério Canhoto | PHC Software
- Marco Santos | Microsoft Copilot
- João Freitas | Host Hotel Systems
16h40 – Encerramento
Segundo Gonçalo Rebelo de Almeida, coordenador da área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Autónoma, “esta conferência é uma oportunidade para refletir sobre o futuro das pessoas no setor, num momento de mudança profunda nos modelos de organização do trabalho”.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. O evento destina-se a profissionais, estudantes, gestores e todos os interessados nas temáticas do emprego, formação e inovação no setor do turismo.
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site da Universidade Autónoma de Lisboa.



