Quinta-feira, Julho 18, 2024
Quinta-feira, Julho 18, 2024

SIGA-NOS:

Consumo aumenta 12% no verão, com os estrangeiros a contribuírem 23% para este crescimento

-PUB-spot_img

O consumo em Portugal registou um crescimento de 12% durante os meses de julho e agosto, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com uma análise realizada pela SIBS Analytics, em colaboração com o Turismo de Portugal. Este aumento foi impulsionado pelo aumento de 23% nas transações com cartões estrangeiros e 11% com cartões nacionais. O valor médio por cada operação foi de 41€ para os cartões nacionais e 49€ com cartões estrangeiros.

Estes números refletem uma tendência de crescimento no consumo em Portugal durante o verão, destacando a contribuição significativa das transações estrangeiras para esse aumento. Os principais países de origem das transações com cartões estrangeiros foram França, Reino Unido, Espanha, EUA e Alemanha.

Quanto às férias dos portugueses em Portugal, o distrito de Faro revelou mais uma vez ser o
destino de eleição, tendo cerca de 1/5 das operações com cartões nacionais efetuadas a mais
de 50 quilómetros do local de origem sido realizadas na região do Algarve. O SIBS Analytics revela
mesmo que 78% das transações realizadas no distrito de Faro durante os meses de julho e
agosto de 2023 têm origem em setes outros distritos de Portugal: Braga, Porto (8%), Aveiro,
Coimbra, Santarém, Lisboa (14%) e Setúbal.

Além disso, os dados revelam que as transações de portugueses no estrangeiro durante os meses de julho e agosto cresceram 19% face ao mesmo período de 2022, tendo 73% do peso total das transações dos portugueses no estrangeiro se distribuído entre Espanha (42%), França (17%), Itália (6%), Alemanha (4%) e Bélgica (4%).

Os setores de alojamento e lazer registaram também um grande crescimento face ao mesmo período de 2022 – +24% e +23%, respetivamente, seguindo-se a restauração (+19%) e os transportes (+11%).

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img