Quarta-feira, Fevereiro 19, 2025
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Costa Cruzeiros promove turismo ético com tour anti máfia em Palermo

A Costa Cruzeiros lançou uma nova iniciativa com o objetivo de promover o turismo ético e responsável para apoiar o movimento anti máfia “Addiopizzo”, em Palermo, na Itália.

Segundo a companhia, os passageiros italianos e internacionais, que chegam todas as quintas-feiras a Palermo a bordo do Costa Smeralda, poderão explorar a cidade de uma forma única participando num passeio a pé pelo centro histórico da região, com o objetivo de descobrir os locais simbólicos de resistência cívica contra a máfia, e de luta contra o crime organizado.

O passeio designado “Palermo No Mafia Tour” é organizado pela Addiopizzo Travel, uma cooperativa social e operadora turística criada pelo movimento Addiopizzo.

O percurso de “Palermo No Mafia Tour” serpenteia pelas ruas do centro histórico, para mostrar uma nova imagem da cidade. Depois de recebidos no porto, os passageiros iniciam o passeio a partir do Teatro Massimo, local que para muitos está ligado às imagens do filme “O Padrinho”. Em seguida, os convidados chegarão a pé ao Muro da Legalidade, um mural com mais de 60 metros de altura no qual estão representados os rostos daqueles que caíram na luta contra a Máfia, como Paolo Borsellino, Giovanni Falcone, Peppino Impastato, mas também personalidades da literatura e da cultura siciliana, como Andrea Cammilleri, Leonardo Sciascia e Letizia Battaglia.

Em seguida, o passeio continua em direção à Piazza Beati Paoli, para focar a ligação lendária, mas infundada, entre a seita do romance “I Beati Paoli” de Luigi Natoli e “Cosa Nostra”, passando pelo famoso e pitoresco Mercato del Capo. A próxima paragem deste itinerário é a Piazza della Memoria, com o monumento dedicado aos magistrados mortos pela Máfia nas traseiras do Tribunal, seguindo-se a Catedral, onde é abordada a questão das relações entre a Máfia e a Igreja e o compromisso anti máfia dos mártires, como é exemplo, o padre Don Pino Puglisi. A tour termina na Câmara Municipal, que foi durante muitos anos símbolo da união entre a máfia e a política.

A tour inclui ainda a paragem numa das empresas que exibem o logotipo da campanha “Pago chi non paga”: empresas que disseram não ao suborno, declarando publicamente que não querem mais pagar pela sua proteção.

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