A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) anunciou a repetição do procedimento concursal para o cargo de presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal. O concurso teve início esta terça-feira, 19 de novembro, e encerra a 2 de dezembro de 2024. O cargo está em regime de comissão de serviço por 5 anos, renovável, e exige uma formação superior nas áreas de Direito, Economia, Gestão, Engenharia, Hotelaria e Turismo, além de experiência profissional em cargos de direção, preferencialmente no setor público ou turismo.
As principais responsabilidades incluem a coordenação e supervisão global do Turismo de Portugal, o desenvolvimento da Estratégia de Turismo 2035, a promoção da internacionalização e a gestão de fundos europeus. Os candidatos serão avaliados em duas fases: avaliação curricular e avaliação de competências de gestão, que inclui uma entrevista de avaliação.
O salário base é de 6.145,48 €, acrescido de 2.458,19 € em despesas de representação. As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente online até o dia 2 de dezembro, através do portal da CReSAP. Para mais detalhes, o edital completo está disponível no site da CReSAP (www.cresap.pt).
Recorde-se que o CReSAP abriu, a 13 de agosto, o concurso para o cargo de presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, com o prazo de candidaturas a terminar a 27 de agosto. Desde então, as candidaturas têm estado em análise. No entanto, para que seja tomada uma decisão pela tutela, é necessário que o CReSAP apresente três finalistas, o que, aparentemente, não ocorreu, levando à repetição do concurso.