Os “Prémios Líderes do Turismo” vão eleger as empresas que se destacam nas categorias Luxury Hotel, Leisure Hotel, Resort Hotel, Hotel Brand, Travel Brand, Sustainable Project, Technology Company, Creative Brand e Tourism Event.
A eleição decorre da votação dos subscritores da newsletter do TNews e de um júri constituído por profissionais das áreas de Comunicação, Marketing e Eventos; Inovação e Investimento; Formação e Recursos Humanos.
Eis os candidatos à categoria de Technology Company. Pode votar no seu favorito aqui até 10 de maio.
Azqira
“É a primeira plataforma onde qualquer pessoa poderá construir o seu portfólio de Hotéis no mundo inteiro e receber recompensas das suas operações. Está prestes a ser lançada na Europa e promete revolucionar a forma como os hotéis têm acesso a financiamento e novos hóspedes. A plataforma permite que qualquer pessoa com qualquer orçamento possa escolher especificamente em que Hotéis pretende participar, tendo depois acesso a parte dos lucros destes ativos, estadias gratuitas, descontos significativos, eventos, etc.
A plataforma conta já com 17.000 pessoas pré-registadas de 22 países, sendo a maior fatia de seguidores e interessados em Portugal.
São também já mais de 50 os Hotéis interessados em participar, presentes nos locais mais privilegiados do globo em países como México, Maldivas, Dubai, Jamaica, Indonésia, República Dominicana, etc. A equipa conta também com o apoio de nomes sonantes da indústria e um português que amavelmente candidata a marca a este excelente evento, fazendo jus à expressão “em qualquer parte do mundo, encontramos sempre um português”.
CMAC
“Oferece soluções para as irregularidades de companhias aéreas em todo o território nacional.
Nos cenários de voos cancelados, divergidos ou greves, as companhias aéreas recorrem à CMAC para mitigar o impacto ao passageiro reduzindo assim o descontentamento de quem voa para Portugal. Desenvolvemos tecnologia com a partilha de “smartlinks” (com a confirmação do serviço a ser prestado) que pode ser utilizada pelo passageiro, pelas tripulações não residentes, pela companhia aérea e pelas empresas de handling. Somos a única empresa a prestar este tipo de serviço com escritório e centro operacional em Portugal”.
CLEVER Hospitality Analytics
“Desde a sua incorporação em 2020, tem sido a referência de inovação na disponibilização e uso de dados para apoio à decisão de negócio dos gestores hoteleiros. O percurso até ao presente, trouxe-nos a liderança nesta área pelo número de clientes a utilizar diariamente a plataforma da CLEVER, pela satisfação demonstrada e desistência = 0%. No momento do lançamento de mais inovação, mais concretamente de uma visão 360º com a introdução de modelos preditivos de cancelamentos e previsão da procura turística, cremos que um prémio que fortaleça a comunicação ao mercado desta capacidade de liderança, faria sentido e por isso mesmo formalizamos a nossa candidatura”.
GBN TRAVEL
“O futuro do turismo em Portugal é com a GBN TRAVEL, a líder indiscutível em tecnologia de distribuição B2B. Somos a única plataforma a oferecer 19 motores de busca independentes, cada um uma fonte poderosa de oportunidades. Mas o que nos destaca ainda mais é como esses motores se cruzam, criando um ecossistema único de cross-selling de vendas. E tudo isso é impulsionado pela nossa inovadora tecnologia AITRIPS (inteligência artificial), que torna possível a experiência de criação da viagem perfeita.
Mas nossa excelência não se limita apenas à busca e reserva. Também dispomos de um poderoso marketplace internacional de distribuição. Além disso, dispomos de ferramentas de análise de dados avançadas, como o Power BI ou o Repricing, para aumentar o poder de decisão informada e maximizar os resultados e lucros.
E quando se trata de inovação, somos imbatíveis. Apresentamos soluções pioneiras, como a GiftBox, que redefine a experiência de presente de viagem, e o suporte incomparável aos passageiros com a MoApp, garantindo que cada viagem tenha um acompanhamento ímpar, desde o momento da reserva, adição de serviços na hora, até o regresso a casa.
Uma jornada emocionante rumo à excelência, onde a tecnologia e a visão se encontram para criar experiências incomparáveis. Com a GBN TRAVEL, o futuro já começou e não ficamos por aqui”.
Guestcentric
“Está na vanguarda do setor, com soluções inovadoras que permitem aos hotéis gerirem os seus negócios de forma mais eficaz e rentável – aumentando as suas reservas diretas para diminuir a sua dependência em intermediários. Com este compromisso da Guestcentric em fornecer a melhor tecnologia e serviços aos hotéis, os seus clientes continuam a beneficiar de um crescimento significativo, ano após ano. Em 2023, os hotéis clientes da Guestcentric registaram receitas de 331 milhões de euros, um aumento de 16%, face aos 285 milhões de euros de 2022. Apenas no primeiro trimestre de 2024, os hotéis portugueses parceiros da Guestcentric geraram 40% do total das suas receitas de 2023. O sucesso da Guestcentric advém da sua tecnologia de ponta que é de uso intuitivo, e permite aos hotéis controlarem as suas operações e canais de distribuição, contribuindo para o crescimento do negócio. Em 2023, a empresa lançou 128 sites de hotéis e introduziu mais de 364 novas funcionalidades de produto. O ano de 2024 arrancou com ainda mais melhorias na plataforma HyperCommerce, dando aos hoteleiros ainda mais autonomia e flexibilidade para gerir o seu negócio e, em última análise, aumentar a receita direta. A Guestcentric acredita e aposta na sua estreita relação pessoal com os hotéis. Em 2023, a equipa de apoio ao cliente da Guestcentric resolveu 90% dos casos e conduziu 190 sessões de formação, com 96% dos clientes a recomendarem os seus serviços”.
Newhotel Software
“É a marca dos produtos e soluções de software desenvolvidos e propriedade da Software Newhotel SA, uma software house especializada em sistemas de gestão hoteleira sediada em Lisboa, desde 1984. A nossa missão é tornar acessível a hotéis de qualquer dimensão as melhores soluções tecnológicas para gerir os seus negócios, tomar as melhores decisões e competir à escala global. Ao longo da sua história, a Newhotel foi pioneira no desenvolvimento de soluções de última geração para hotelaria. Foi um dos primeiros a oferecer uma suite completa de aplicações (PMS, POS, SPA, Eventos) antes do ano 2000. Em 2012, estávamos na liderança, apresentámos a 1ª Geração Cloud PMS, real cloud, web based, uma solução completa e multi-departamental para o setor hoteleiro. Em 2022, lançámos a 2ª Geração Cloud PMS e oferecemos aos nossos clientes a migração para a mais recente plataforma. A Newhotel estabeleceu, para além de sedes regionais e nacionais em Portugal, escritórios na Europa e América Latina. O Apoio ao Cliente está disponível 24/24 h durante todo o ano nos principais idiomas. A presença mundial estende-se a mais de 6 mil hotéis e redes em mais de 60 países em quatro continentes. Os nossos pontos fortes são o conhecimento técnico e a experiência internacional da sua equipa de desenvolvimento, combinada com um portfólio de produtos que cobre quase todos os tipos de requisitos de negócios, desde hotéis independentes até aos grupos hoteleiros com as operações mais complexas”.
REDE-T
“É a única plataforma existente no mercado (inter)nacional e foi especificamente criada para o setor do Turismo, Hotelaria e Restauração contando já com quase 18 mil membros registados.
A multiplicidade de funções encontradas entre os membros faz com que a rapidez e veracidade na troca de informação seja uma realidade através de um “simples email”.
A mecânica da REDE-T permite de forma “automática” toda uma operação on-line no espaço de segundos. O membro envia o email, a plataforma recebe, valida (ou não) e distribui. A informação é de seguida apresentada na caixa de correio do remetente.
Por ano a REDE-T divulga mais de 60 milhões de emails entre a sua “comunidade”.
A plataforma é o “ponto de encontro” para todos os profissionais, uma vez que num só “espaço” disponibiliza um leque imenso de soluções (inclusive a mais recente rúbrica no formato podcast onde mensalmente são entrevistados, de uma forma, no mínimo, muito peculiar, figuras de relevo do setor).
Destacamos de, entre todas, o espírito de entreajuda e partilha. Para nós, não é o segredo, mas sim a partilha, a alma do negócio”.
Na REDE-T encontramos ofertas de trabalho (até ao momento foram mais de 20 mil disponibilizadas); documentos para download; informação sobre profissionais; diretório de empresas; receitas dos melhores chefs; cocktails dos melhores barmen; opiniões dos melhores decision makers e influenciadores do mercado; condições comerciais e financeiras vantajosas através dos parceiros e sponsors”.
VOQIN’ EMEX
“Candidatamo-nos a esta categoria com a nossa plataforma EMEX, um espaço virtual para eventos, webinars, reuniões, stands 3d, ativações de marcas e muito mais.
Na pandemia, procurámos uma solução que nos permitisse continuar a entregar experiências emocionais como as de sempre e, simplesmente, não encontrámos. Assim surgiu a EMEX, para oferecer o mesmo tipo de experiência imersiva, com foco em provocar emoções significativas entre as marcas e as audiências.
Com APPs, QR Codes, Chatbots, AI, etc. conseguimos envolver o público, desde o pré-evento até ao final. Com UX/UI adaptamos a plataforma às marcas, sem comprometer a experiência do participante. Usamos uma linguagem de programação que permite o uso em qualquer sistema operativo, dispositivo e browser. Sem perder qualidade, garantimos que qualquer utilizador consegue aceder, mesmo sem experiência prévia.
Cumpre o RGPD e tem assistência técnica em permanência. Hoje, temos eventos híbridos em que o digital é um complemento do presencial, não deixando ninguém de fora e aumentando o número de participantes.
O participante pode ter uma visão dos oradores e do palco, mas também da sala; pode fazer perguntas e aparecer no ecrã enquanto o faz, ou usar um chat. Pode haver uma área para marcar reuniões online ou onsite, ficar gravado para divulgação futura e pode ainda servir para acreditação.
Por fim, é possível extrair dados e avaliar resultados, medindo o grau de engagement, tanto durante, como após o evento”.
XLR8
“Surgiu com o objetivo de criar a primeira e única plataforma para se tornar num assistente estratégico hoteleiro, com o objetivo de proporcionar aos Grupos Hoteleiros e Hotéis independentes um software e soluções que, até aqui, estavam apenas ao alcance das grandes marcas internacionais. O RMS da XLR8 é um software robusto, mas ainda assim intuitivo que, com recurso a IA, providencia uma solução interativa que permite alcançar resultados de receita extraordinários e poupar tempo. Desde a sua criação tivemos uma resposta muito positiva do mercado, sendo que 2023 foi sem dúvida o nosso melhor ano. Aliámos o excelente trabalho feito por toda a equipa durante o ano ao facto da tecnologia dos RMS’s ser cada vez mais reconhecida por parte dos hotéis, vendo a necessidade de automatizar processos e assegurar otimização dos seus preços.
A XLR8 tem trabalhado muito na dinamização da convergência do papel do/a Revenue Manager para uma posição estratégica e decisora. Apostamos muito em formação, sendo também um dos nossos pilares de negócio, onde nos mantemos atualizados e focamos no que está a acontecer no mercado internacional, e também nas nossas ações de comunicação (workshops, webinars, etc) onde procuramos contribuir para a evolução do revenue management nas estruturas hoteleiras nacionais. Para além disso, em janeiro de 2024 a XLR8 organizou o primeiro Global Revenue Forum em Lisboa – apostando continuamente na comunidade de Revenue Management nacional”.