Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023

SIGA-NOS:

Desidério Silva é o novo presidente da Associação de Promoção de Albufeira

Desidério Silva está de regresso ao setor do turismo. O ex-presidente do Turismo do Algarve foi eleito presidente da direção da Associação de Promoção de Albufeira (APAL) nas eleições que decorreram na passada terça-feira, 10 de janeiro.

O presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Martins Rolo, que até aqui era o presidente da AMAL, assume agora a presidência do órgão da Assembleia Geral

Recorde-se que Desidério Silva foi o fundador da APAL, em 2004, quando era presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Regressa agora com a missão de valorizar Albufeira e a sua marca.

Em declarações ao TNews, Desidério Silva conta que, tanto a câmara como os associados entenderam que estava na altura de regressar, convite que não tinha como “dizer que não”. Tendo tomado posse logo no dia das eleições, o agora presidente da APAL já iniciou contactos com entidades como o Turismo do Algarve, o Aeroporto de Faro e o Turismo de Portugal.

Para Desidério Silva, o facto da Câmara estar na assembleia geral é “um sinal que a está disponível para trabalhar connosco e assumir um compromisso. Enquanto a APAL tem como objetivo a valorização dos seus associados, a câmara tem a valorização do destino Albufeira. São duas situações diferentes, mas que se complementam”.

O plano de atividades já foi aprovado pela direção em reunião logo no dia a seguir às eleições e será votado em assembleia geral na próxima semana.

No entanto, Desidério Silva revela já algumas apostas, nomeadamente no mercado espanhol, Reino Unido, EUA, Holanda e França. Prevê-se a realização de presstrips e fam trips para dar a conhecer a oferta de Albufeira. “Já pedi para fazerem um levantamento total da oferta turística do concelho, incluindo a componente cultural e desportiva, ou sejam tudo o que tem a ver com os novos produtos e tendências”, adianta. “Tem de haver uma valorização da marca Albufeira, e eliminar algumas perceções mais negativas do destino”, acrescenta.

Desidério Silva quer ajudar a criar “um destino de qualidade e de famílias”, e, embora a atividade noturna deva manter-se, esta deve “ter regras”. Neste e noutros setores de negócio, Desidério Silva defende que haja comunicação entre o município, os empresários e a APAL, num trabalho que deve ser “com tempo e regras” de forma a passar para os mercados uma perceção mais positiva de um destino que tem liderado a região e o país em termos turísticos”.

Referindo-se em concreto ao mercado português, Desidério Silva lembra que o mercado nacional foi responsável por quase dois milhões de dormidas em Albufeira, portanto, “tem de ser bem valorizado, as pessoas têm de perceber que Albufeira tem uma oferta muito adaptada par ao mercado nacional”.

A APAL tem 260 associados, mas o propósito desta direção é reforçar o número de sócios. O orçamento para este ano é de 220 mil euros comparticipado em partes iguais pelos associados e pelo município. À medida que a APAL obtenha mais financiamento, o objetivo é que o município acompanhe a receita dos privados.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img