A DIT, em colaboração com a ONG Unidos Infinity, liderou uma campanha humanitária para ajudar comunidades desfavorecidas em Cuba, por ocasião da sua II Macro Convenção, que se realiza em Cuba de 5 a 12 de outubro.
Intitulada “Coração Cubano”, esta iniciativa reuniu uma “grande quantidade” de produtos de primeira necessidade para apoiar as comunidades mais desfavorecidas do país.
A campanha, segundo o comunicado, superou todas as expetativas ao recolher mais de 25 paletas de medicamentos, roupa, material sanitário, material médico, comida e outros produtos essenciais, alcançando um total aproximado de 5.500 kg.
“’Coração Cubano’ não é simplesmente uma campanha de ajuda pontual, mas sim uma iniciativa pensada para ter impacto a longo prazo. Através da Unidos Infinity, ONG criada pela Lovers Travel, uma agência associada DIT em Espanha e ao operador Fly For Vacations, estabelecemos uma ponte de solidariedade internacional que canaliza os recursos para projetos sustentáveis, destinados a melhorar as condições de vida das comunidades mais necessitadas da ilha”, refere a DIT em comunicado.
O êxito desta iniciativa demonstra que o setor turístico pode desempenhar um papel crucial na promoção da solidariedade internacional. A DIT ressalva a importância de combinar a atividade turística com ações de impacto local, sublinhando que o turismo é uma poderosa ferramenta para melhorar a realidade social dos lugares que se visitam.
De acordo com o comunicado, as doações não proporcionarão apenas alívio imediato às pessoas mais necessitadas, mas também serão geridas em colaboração com entidades locais em Cuba para assegurar que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e sustentável.