No âmbito das comemorações do seu 75º aniversário, a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) revelou esta terça-feira, dia 11, em conferência de imprensa, o seu programa de atividades para 2025.
O principal objetivo das comemorações é, segundo o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, “dar mais visibilidade ao setor, às agências de viagens e aos agentes de viagens”. O programa inclui uma série de iniciativas ao longo de 2025, com destaque para algumas que já ocorreram no início do ano, como o “pre-opening” das celebrações.
Longevidade e Clientes: Palavras-chave da história da APAVT
Pedro Costa Ferreira iniciou a apresentação destacando a longevidade da associação, que ao longo dos anos tem sido um marco no setor. “A primeira palavra que aparece nas comemorações da APAVT é longevidade. Iniciámos as comemorações entregando a medalha de ouro ao CEO de Abreu, chamando a atenção para a longevidade da nossa associação. São 75 anos, mas também chamando a atenção para o legado do setor que já existia antes mesmo da criação da APAVT”, afirmou o presidente.
O foco da APAVT, porém, não se limita à sua própria história. Para a associação, a palavra “cliente” também é fundamental. “Alterámos e melhorámos o site do Provedor do Cliente, tratando de ter clientes mais seguros, com mais confiança e com uma melhor gestão de risco para as agências de viagens”, explicou Pedro Costa Ferreira. Esta alteração visa reforçar a relação com os clientes e garantir mais segurança para todos os envolvidos no processo de distribuição turística.
Celebrar os 75 anos: cinema, jantares regionais e almoços de debate
O programa para 2025 inclui várias atividades direcionadas aos associados e seus colaboradores. “Ainda este ano vamos ter alguns eventos dedicados aos agentes de viagens. Já estão marcados, quer em Lisboa, quer no Porto, sessões de cinema para todos, cinema infantil, para que os nossos colaboradores estejam juntos e celebrem a importância dos últimos 35 anos”, disse Pedro Costa Ferreira. A associação também voltará a organizar os “Outdoor Days”, eventos mais descontraídos direcionados para as famílias dos colaboradores. Num desses “Outddoor Days” será provavelmente comemorado o Dia do Agente, iniciativa que a APAVT lançou em 2024.
Além disso, a associação promoverá jantares com as sete regiões de turismo de Portugal. O primeiro será em março, com a participação da região do Alentejo. “Esses encontros irão aprofundar diálogos entre as regiões de turismo e os setores de distribuição, dando a oportunidade às regiões de turismo de apresentarem seus casos e discutirem os principais vetores estratégicos”, afirmou o presidente.
Almoços-debates e congresso
No plano de atividades, também estão previstos almoços-debates com figuras da economia e da política, abordando temas como as eleições autárquicas e presidenciais, além de questões macroeconómicas e geoestratégicas. O objetivo, segundo Pedro Costa Ferreira, é proporcionar um conhecimento mais holístico aos empresários associados: “Não basta entender a técnica de turismo, é importante ter conhecimento sobre a atmosfera política e económica.”
A APAVT também se preparou para destacar o turismo de outgoing, especialmente com foco no turista português. Já este ano, a associação assinou o Destino Preferido com Marrocos e participou na FITUR, em Madrid, no stand de Macau, destino que receberá o congresso da associação em 2025.
O grande culminar das comemorações será o Congresso da APAVT, que acontecerá de 2 a 4 de dezembro em Macau. O tema do Congresso será ’75 anos a olhar o futuro’. O congresso em Macau também marcará o final das celebrações, incluindo um jantar de gala para fechar as comemorações de 75 anos.