Domingo, Junho 16, 2024
Domingo, Junho 16, 2024

SIGA-NOS:

eDreams: Paris, Madrid e Londres são os destinos preferidos dos viajantes portugueses este ano

Paris voltou a ser o destino preferido dos viajantes portugueses, e, de acordo com o estudo anual “A Year in Travel 2023” da eDreams, foi também a cidade que mais pessoas em todo o mundo escolheram para visitar. Madrid e Londres seguiram-se na lista de destinos populares para os portugueses, juntamente com Barcelona, Funchal, Ponta Delgada, Bruxelas, Lisboa, Luxemburgo e Porto. Desta forma, destaca-se uma tendência clara para fazer viagens na Europa e para destinos cada vez mais próximos, por vezes sem sequer sair do próprio país.

Entre as cidades que os portugueses mais pesquisaram para visitar este ano, encontram-se Paris, Londres, Funchal, Barcelona e Madrid, o que permite perceber que os portugueses acabaram por viajar maioritariamente para os locais em que inicialmente pensaram.

Por outro lado, os destinos cujo volume de viagens mais cresceu em 2023 face ao ano passado, em termos de reservas efetuadas, foram Bilbau (45%), Málaga (45%) e Palma de Maiorca (31%), em Espanha. Globalmente, os destinos que registaram um maior crescimento das reservas em comparação com 2022 foram também Bilbau (54%); Banguecoque, na Tailândia (49%); Las Vegas, nos EUA (28%); e ainda Casablanca, em Marrocos (27%).

Os hábitos de reservas dos portugueses

A eDreams ODIGEO olhou também para os hábitos de viagem dos portugueses em 2023, nomeadamente a duração das suas estadias, a antecedência com que efetuaram reservas e a distância das viagens realizadas.

Tal como nos dois anos anteriores, os portugueses parecem continuar a dar grande preferência a viagens curtas, de 3-4 dias(41%). Seguem-se as estadias de duração média, entre 7-13 dias (19%) ou 5-6 dias (17%), e apenas uma minoria escolheu realizar viagens mais longas do que duas semanas – 14-20 dias (4%) ou mais de 21 dias (4%).

No que toca às reservas, a maioria (62%) dos inquiridos marca as suas viagens com cerca de um mês de antecedência.

O estudo da eDreams destaca ainda que os portugueses voltaram a preferir viagens na Europa (78%) do que viagens dentro do próprio país (15%) ou para fora do continente europeu (7%).

Portugal na mira dos viajantes internacionais

Além disso, o estudo revela que França (34%) é o país de origem da maioria dos viajantes que visitam Portugal, seguido de Espanha (15%), Alemanha (11%) e Reino Unido (9%).

Por outro lado, Lisboa parece estar na mira dos clientes da eDreams a nível internacional: Figura no Top 10 de destinos para onde mais viajaram em 2023 (8º lugar); foi a 11ª cidade mais pesquisada nas plataformas da empresa durante este ano; e está em 10º lugar do ranking de destinos com mais reservas já registadas para 2024.

As tendências de 2023

As viagens a solo já tinham sido uma tendência em 2022, mas mantiveram-se em alta ao longo deste ano. As preocupações com a segurança reduziram-se significativamente este ano, e as férias de praia ou para destinos culturais são as que mais agradam aos viajantes a solo.

Por outro lado, seja para fugir dos ecrãs e do escritório, ou com o propósito claro de fazer um retiro ou praticar exercício físico, o bem-estar surgiu como uma das novas tendências de viagem a nível mundial. Segundo um estudo da eDreams, a grande maioria viajantes disse planear as suas viagens tendo em mente a sua saúde física e emocional e que viajar contribuía positivamente para a sua saúde mental. Além disso, a eDreams prevê um ‘boom’ no turismo do sono, juntamente com as “viagens transformacionais” centradas no ioga, na espiritualidade, na escrita, na desintoxicação ou no exercício.

Este ano, foi possível compreender também que as redes sociais estão a influenciar cada vez mais as escolhas de destinos de férias, à medida que os influenciadores do Instagram e, sobretudo, do TikTok mostram a uma nova geração de viajantes um vislumbre daquilo que os locais têm para oferecer. “As redes sociais estão a tornar o mundo mais acessível, oferecendo dicas e orientações sobre orçamentos, segurança, locais a não perder e joias escondidas”, indica a plataforma.

Finalmente, em 2023 o set-jetting – viajar para locais onde foram gravados filmes e séries famosos – inspirou um número recorde de viajantes em todo o mundo. Segundo o estudo, “a televisão e o cinema parecem quase assumir o papel do agente de viagens, deixando as pessoas mais ávidas do que nunca pelos cenários e locais que adoram nos ecrãs”.

Um primeiro olhar sobre 2024

Por fim, o estudo da eDreams ODIGEO quis ainda olhar para o futuro das viagens, em particular no próximo ano. Foi possível concluir que as reservas dentro do continente europeu parecem manter-se na mira dos viajantes portugueses – sendo Paris, Funchal, Barcelona e Amesterdão os destinos que já registam mais reservas para 2024.

Os destinos que os portugueses mais têm pesquisado para viajar no próximo ano são Paris, São Paulo, Londres, Rio de Janeiro e Nova Iorque, indicando um desejo por viagens de longa distância.

O ano de 2024 será marcado por grandes eventos desportivos internacionais – como os Jogos Olímpicos, os Jogos Paralímpicos e o Euro 2024 – o que, segundo a eDreams, “influenciará as escolhas de viagens a nível internacional”.

Além disso, Bodø, na Noruega, será a Capital Europeia da Cultura 2024, e dados da eDreams ODIGEO já revelam um aumento de 72% nas pesquisas globais para viajar para este destino, em comparação com 2023. Por outo lado, espera-se que a Roménia adote o euro a partir de 1 de janeiro, e os dados da plataforma revelam já um aumento de 90% nas pesquisas de viagens para este país em 2024, em comparação com 2023.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img