Aberta há uma semana, a AREA Travel já tem pedidos para viagens em destinos tão diferentes como Punta Cana ou a Islândia. “Já andamos por todo o mundo. Para quem gosta de tratar de viagens era isso que procurávamos”, afirma Eduardo Almeida, co-fundador da AREA Travel, em entrevista ao TNews.
Eduardo conhece bem o setor das viagens. Nos últimos anos foi diretor de Produto e Contratação de um dos mais reconhecidos operadores turísticos nacionais, o Viajar Tours. Em 2021, com a pandemia, Eduardo e a mulher, Ana Rute Almeida, despediram-se para abraçar um projeto próprio. Não deitaram ao lixo todo o know-how e experiência adquirido nos últimos 20 anos a trabalhar no setor de turismo e criaram a AREA Travel onde prestam o serviço de consultores de viagens, sob o mote “viagens à sua medida”. Eduardo passou da contratação de charters e da formação de agentes para algo que sempre lhe deu gozo fazer: a personalização de viagens, enquanto Ana Rute Almeida, que nos últimos estava mais ligada à área corporate, voltou às viagens de lazer.
O nome AREA é o acrónimo de Ana Rute e Eduardo Almeida e tem um duplo propósito: identificar os seus fundadores e, ao mesmo tempo, ser um nome internacional, uma vez que têm uma rede de contactos de residentes estrangeiros no Porto que procuram viagens. Sem uma carteira de clientes anterior, Eduardo e Ana Rute estão focados em ir buscar novos clientes: “Eles existem, agora temos que os motivar a que comprem com a AREA”.
Eduardo e Ana Rute Almeida trabalham a partir do escritório da AREA Travel, situado perto do Estádio do Dragão, no Porto, mas só recebem clientes mediante marcação prévia no site. No interior, os clientes são recebidos como se estivessem em casa, numa sala de estar. “Mais de 50% dos clientes vão chegar por email, redes sociais, telefone, passa a palavra, e muitos não serão da cidade do Porto, nem virão ao escritório. A maior parte do trabalho será digital. No entanto, o escritório foi todo concebido como sendo uma sala de estar para receber os clientes”, explica Eduardo Almeida.
Com uma aposta clara nas viagens de lazer e incentivos, a AREA Travel está já a trabalhar em parcerias e com uma rede de contactos para trabalhar a área das luas-de-mel. No futuro, o caminho será a construção de produtos próprios que estarão disponíveis no site, e viagens temáticas para grupos com datas específicas. Enquanto Eduardo tem experiência nos destinos da Bacia do Mediterrâneo, Ana Rute tem experiência nas Caraíbas ou ilhas espanholas. Contudo, querem aproveitar os contactos que têm a nível internacional de agentes locais para oferecerem produtos diversificados “O nosso nicho será um cliente mais à medida, mas dentro desse nicho podemos trabalhar destinos e produtos totalmente distintos”, refere.
A AREA travel é associada do grupo Dit Gestion, que presta o suporte técnico, burocrático e tecnológico à empresa. “Isso permite que estejamos focados na criação do produto”, afirma Eduardo Almeida.
Sobre o papel das agentes de viagens enquanto consultores, Eduardo defende que a “mais-valia de qualquer agente ”é a experiência, capacidade de aconselhar e ter uma boa rede de contactos, isso é que é ser um consultor de viagens, esta é a nomenclatura perfeita para a nossa atividade”.