Passados os seis meses estipulados por lei desde o fim do “estado de calamidade” no Brasil, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) voltará a focar sua atuação no mercado internacional, confirmando participação em cinco importantes feiras do setor.
O Governo do Brasil decidiu que a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) deveria concentrar todos os seus recursos no turismo nacional, assim que começou a pandemia e diante da perspetiva de que não haveria turismo internacional por muito tempo.
O prazo foi cumprido nesta semana e, desde 1 de julho, a Embratur já se encontra em condições legais para retomar sua atuação no mercado internacional . Sem perder tempo, no mesmo dia anunciou que estará presente em cinco importantes feiras do setor na região e no mundo .
A Embratur confirmou que terá participação ativa na FIT América Latina (Argentina); WTM Londres (Reino Unido); IMEX America (Las Vegas, EUA), ITB China (Xangai) e IBTM World (Barcelona, Espanha).
A agência terá standspróprios com a presença de co-expositores , como órgãos de turismo municipais e estaduais; agências e instituições oficiais; operadores turísticos; alojamento, companhias aéreas e CVBs, entre outros importantes players do setor.
A Embratur prevê igualmente a concretização de campanhas em mercados prioritários como Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina e Chile. Aliás, ao longo de julho e agosto, meses dos Jogos Olímpicos, apresentarão peças que reforçam os destinos do Brasil como opções pela natureza e pelo ecoturismo, considerados entre os principais interesses dos japoneses.
Nos próximos meses, vão reforçar o conceito de que não é necessário visto para chegar do Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália; e entre outubro e novembro, meses do habitual início das vendas da alta temporada de verão, as campanhas serão direcionadas à Argentina e ao Chile, os dois maiores emissores latino-americanos de turistas para o Brasil.
A este respeito, o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou: “A Embratur tem sido um parceiro importante no fortalecimento e promoção do turismo nacional e, agora, mais uma vez está a divulgar, com excelência, o nosso país para o mundo. Nenhum país tem o potencial do Brasil em termos de turismo de natureza. E é algo que deve ser demonstrado para que, no cenário pós-pandêmico, possamos destravar todo o potencial do turismo brasileiro ”.
Por fim, o presidente da Embratur, Carlos Brito, concluiu: “Estaremos em três feiras ‘multiprodutos’ e duas específicas para o segmento MICE. Sabemos que o Brasil tem enorme potencial nesta retomada da atuação global no setor, uma vez que destinos que oferecem opções com turismo de natureza, atividades ao ar livre, estão sendo os mais procurados. Nossas campanhas vão deixar nosso potencial muito claro”.