Os empreendimentos turísticos do Algarve reduziram o consumo global de água em 16% até novembro, com o consumo específico (por dormida) a diminuir 15% neste período, de acordo com um relatório elaborado pela Agência para Energia (ADENE).
Elaborado no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve, o 4.º relatório de monitorização do consumo de água e da aplicação de medidas de eficiência hídrica indica que os melhores resultados a nível de redução de consumo de água verificaram-se nos sistemas de rega, seguindo-se as melhorias no sistema de gestão e manutenção e, em terceiro lugar, nos equipamentos.
No final do mês de novembro, estavam em vigor 2652 medidas para a redução do consumo de água, das quais 46% estão classificadas como estruturantes. Esta iniciativa conta com a coordenação da Região de Turismo do Algarve, em articulação com o Turismo de Portugal e a ADENE.
“A evolução registada é muito positiva, com a redução do consumo global a aumentar de 13% para 16% nos dois últimos meses. Os resultados agora conhecidos são um contributo setorial relevante para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve, e representam uma poupança financeira direta para os mais de 100 empreendimentos turísticos aderentes ao selo Save Water, que no próximo ano será alargado também ao Alojamento Local, assim como a outras áreas de atividade do setor turístico regional”, comenta André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.