O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) reiterou a importância do envolvimento das mulheres em cargos de liderança no setor das Viagens e Turismo para catapultar o “seu crescimento e alcançar um setor próspero e resiliente” na Conferência Global Women Deliver, em Kigali, Ruanda.
Enquanto discursava na conferência esta quarta-feira, dia 19, Julia Simpson, presidente da WTTC, enfatizou a importância de promover o envolvimento das mulheres no setor e superar os desafios para o sucesso no mundo dos negócios.
Durante seu discurso, Julia Simpson, disse: “Está provado que as empresas que têm 50% de mulheres na sua liderança ganham mais dinheiro. Isso faz ainda mais sentido em viagens e turismo, onde as mulheres tomam as decisões de compra sobre onde ir nas férias”- “Também faz sentido empregar mulheres em cargos seniores; qual a razão para excluir o acesso a 50% dos talentos globais?”, questiona.
O evento serviu de plataforma para abordar os desafios enfrentados pelas mulheres no setor das Viagens e Turismo e explorar estratégias para os ultrapassar, com o objetivo de inspirar a mudança e promover a igualdade de oportunidades para as mulheres do setor.
Os painéis de discussão centraram-se nos desafios enfrentados pelas mulheres em vários aspectos do negócio, incluindo barreiras à entrada, obstáculos operacionais e limitações do ecossistema.
O evento destacou o papel vital da mentoria no empoderamento de mulheres e meninas nos negócios.
De acordo com o órgão global de turismo, as mulheres constituem aproximadamente 54% da força de trabalho. Apesar do setor das viagens e turismo oferecer “oportunidades acessíveis para as mulheres, também enfrenta disparidades, como salários mais baixos e segurança no emprego”, refere o WTTC.
Essas disparidades refletiram-se no impacto da pandemia do COVID-19, onde a maioria dos 62 milhões de empregos perdidos no setor de viagens e turismo eram empregos femininos.
O WTTC insta os setores público e privado a “fazerem sua parte na promoção da participação das mulheres no setor de Viagens e Turismo” e apela a que os governos adoptem políticas que “promovam as mulheres na administração pública, como cotas obrigatórias para empresas de capital aberto e empresas estatais”.
Por sua vez, o setor privado deve oferecer “programas de desenvolvimento profissional direcionados para mulheres e criar oportunidades de networking e orientação”.
O WTTC garante que “continua comprometido em defender a igualdade de género, trabalhando em estreita colaboração com seus membros, governos e parceiros da indústria para promover um ambiente onde as mulheres tenham oportunidades iguais para se destacar, liderar e moldar o futuro do setor de viagens e turismo”.