Em 2022, o negócio de seguros de viagens registou 3,053 mil milhões de euros de receitas para a Allianz Partners. Este ano, a empresa pretende continuar a crescer nesta área de negócios, afirma Cláudia Godinho, responsável da Área Travel, Telco&Retail da Allianz Partners, em entrevista ao TNews. Seguindo uma tendência observada – a de oferecer experiências digitais – a seguradora está a desenvolver produtos mais flexíveis, disponibilizados através de plataformas digitais.
Qual a importância da área de viagens para a Allianz Partners? Que previsões e negócio têm para esta área este ano?
A Assistência em Viagem é uma das áreas estratégicas da companhia, com uma importância significativa a nível do grupo. Em 2022, o negócio de seguros de viagens registou 3,053 mil milhões de euros de receitas. Este ano, a Allianz Partners vai continuar a crescer através da diversificação do seu portfólio e da excelência do serviço de assistência. Reforçar a confiança dos nossos clientes na área dos Seguros de Viagem é prioridade da empresa e, por isso, continuaremos a desenvolver projetos nos canais B2B, em parceria com Brokers, Agências de Viagem, Companhias aéreas, Bancos e Retailers reconhecidos no mercado. É esta colaboração com os nossos parceiros que nos torna, este ano, numa marca de referência na área dos Seguros de Viagem.
O área de negócios das viagens tem crescido?
Em 2022, a área de negócio do seguro de viagem registou um crescimento de 80% relativamente ao ano anterior. No ano passado, em Portugal, o Travel foi o produto de assistência com os resultados de crescimento mais significativos, devido ao levantamento das restrições transfronteiriças e aumento das deslocações pessoais. No final do 1º semestre de 2023, continua-se a registar um interesse crescente dos consumidores na aquisição de seguros de viagem. A procura de seguros de viagem triplicou desde o início do ano de 2023. Os serviços de proteção em viagem, tais como a assistência médica no estrangeiro, modificação ou cancelamento de voos e problemas com bagagens, como sendo alguns dos motivos mais comuns da subscrição do seguro, são, cada vez mais, valorizados pelos clientes, que planeiam as suas viagens de uma forma mais flexível.
Vão reforçar a vossa aposta nesta área? Se sim, em que se traduz esta aposta? Que novidades apresentam para esta área das viagens em concreto?
A Allianz Partners tem vindo a reforçar o seu posicionamento no mercado de seguros de viagem, com soluções com capitais reforçados e coberturas endereçadas às necessidades dos seus clientes. Prova disso foi a atribuição do prémio de Melhor Seguradora de Viagens, no início deste ano, como marca de reconhecimento da qualidade do serviço de assistência. Mantendo o foco na qualidade e, sem perder de vista os nossos clientes, a Allianz Partners está a desenvolver produtos mais flexíveis, disponibilizados através de plataformas digitais, com integração de processos de assistência e de gestão de sinistros. O Allyz Travel é um ecossistema 100% digital que agrega o seguro de viagem tradicional, aos serviços de proteção individual, isto é, permite a subscrição, alteração ou esclarecimento de questões sobre a apólice e, ao mesmo tempo, obter informações sobre voos ou atrasos, agendar uma videochamada com um médico, obter moradas de centros médicos através de geo-localização etc. Num futuro próximo, este integrador dos serviços de assistência em viagem vai permitir aproximarmo-nos, ainda mais, dos nossos clientes.
“No mercado dos seguros de viagem, a tendência é de oferecer experiências digitais, customer-centric, onde o cliente adquire uma sensação de controlo da sua própria experiência de viagem”
Quais as principais tendências que observam ou que antecipam nesta área no mercado português?
O State of Mind Travel Report do Grupo Allianz Partners revela uma mudança de mentalidade nos consumidores, que enfrentam uma experiência de viagem cada vez mais complexa. Os consumidores de viagens privilegiam a flexibilidade e o controlo de custos quando se trata de organizar as suas deslocações. Os tempos de planeamento das viagens foram reduzidos, os clientes compram com menos antecedência e, por isso, optam por serviços personalizáveis e com possibilidade de ativação de acordo com as suas necessidades (modelo on / off). No mercado dos seguros de viagem, a tendência é de oferecer experiências digitais, customer-centric, onde o cliente adquire uma sensação de controlo da sua própria experiência de viagem.