Domingo, Junho 23, 2024
Domingo, Junho 23, 2024

SIGA-NOS:

Entrevista | José Teixeira tem 22 anos e é diretor do Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

José Teixeira, com apenas 22 anos, foi nomeado diretor do Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa em fevereiro de 2024, destacando-se pela sua rápida ascensão na área hoteleira. Licenciado em Restauração e Catering e atualmente a concluir uma licenciatura em Gestão Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Hotelaria em Seia, o jovem partilhou a sua trajetória profissional e os desafios enfrentados até alcançar esta posição.

“Comecei a nível profissional há dois anos. Tirei a licenciatura em Restauração e Catering e estou atualmente a finalizar uma licenciatura em Gestão Hoteleira, ambos na Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia”, afirmou José Teixeira durante a entrevista.

Durante as licenciaturas, o jovem realizou três estágios com uma duração de três meses, no Hotel Lusitânia; no WOW, no Porto; e no Vila Vita Parc. Mais tarde, iniciou a sua carreira profissional no H2otel Congress & Medical Spa, onde progrediu rapidamente, passando de cozinheiro a chefe de sala e, finalmente, à direção de Food & Beverage, num período de apenas um ano.

“Entretanto, saí do H2otel com o objetivo de voltar para a cozinha, mas surgiu esta oportunidade de ser diretor de um hotel. Estava à procura de emprego, principalmente na área da cozinha, mas surgiu a possibilidade de assumir a direção do Convento do Seixo”, conta, afirmando que assumiu o cargo em fevereiro deste ano.

O Convento do Seixo, localizado no Fundão, em Castelo Branco, é um boutique hotel com 24 quartos, instalado num edifício que remonta ao século XVI, outrora um convento da ordem dos frades Franciscanos, que foi reconstruído há seis anos. “A gestão anterior reconstruiu o hotel e soube aproveitar bem toda a sua história. Valorizamos a oportunidade de receber os nossos hóspedes, partilhando a história do nosso estabelecimento e proporcionando uma experiência imersiva, para que sintam verdadeiramente a essência do Convento do Seixo”, destaca José.

Quando questionado sobre se se sentia preparado para assumir este cargo, José Teixeira admitiu não se sentir totalmente pronto. No entanto, destacou o apoio de uma mentoria sólida, liderada por José Almeida, diretor-geral do grupo CRC Hotels, que está a orientar a remodelação e reestruturação do Hotel Convento do Seixo após a sua recente aquisição pela cadeia hoteleira. “Estamos a começar um projeto do zero e delinear o que queremos fazer daqui para a frente, vamos remodelar e reestruturar algumas coisas. É muito desafiante”, destaca.

Ao assumir o cargo de Diretor do Hotel Convento do Seixo, José Teixeira, confrontou-se com alguns desafios. “Primeiro, a idade, é óbvio que tem peso, assim como a minha experiência, que não é assim tanta”, confessou. Embora se sentisse confortável na gestão de Alimentos e Bebidas (F&B), José Teixeira reconheceu que a área de alojamento representava um terreno menos familiar para si.

“Foi aí que tive de lutar um bocadinho mais”, admitiu. No entanto, apesar das dificuldades iniciais, o jovem diretor destacou os avanços que alcançou desde então. “Apesar de ainda não saber tudo, já me consigo orientar bem na área do alojamento. Aprendo todos os dias com os meus colegas e colaboradores, o que é espetacular”.

Apesar dos desafios de conciliar os seus deveres como diretor com os estudos universitários em curso, José Teixeira demonstrou confiança na sua capacidade de equilibrar ambas as responsabilidades. “Não é fácil, mas sim, consigo conciliar as duas coisas. É tudo uma questão de foco, temos de nos focar naquilo que queremos, sem nunca esquecer a vida social e a família, que também fazem muita falta”, salientou.

Gerir uma equipa na indústria hoteleira apresenta os seus desafios. José Teixeira ressaltou a importância de cuidar do bem-estar dos colaboradores e reconheceu a complexidade dessa tarefa, especialmente em relação aos horários de trabalho. “Acredito que os Recursos Humanos sejam a área que o gestor deve ter mais em conta em qualquer empresa. É essencial para o bem-estar dos seus colaboradores e de toda a equipa, para todo o projeto crescer e ir ao encontro dos objetivos”, comenta.

Quando questionado sobre os conselhos que daria aos jovens que aspiram a uma carreira de sucesso na hotelaria, o jovem enfatizou a importância do foco, do interesse e da paixão pelo setor. “Se mantiverem o foco e demonstrarem interesse e paixão pela hotelaria, acredito que conseguirão progredir rapidamente”, destacou Teixeira. O jovem também enfatizou a importância de ter uma visão abrangente de todo o projeto ao entrar na indústria, encorajando os jovens a não se limitarem apenas às suas tarefas, mas também a identificarem áreas de melhoria e a contribuírem proativamente com sugestões.

“A proatividade é uma das coisas mais importantes, assim como o comprometimento com o projeto”, afirmou Teixeira.

Além disso, o jovem observou que o atual mercado hoteleiro oferece uma variedade de oportunidades para os recém-formados, permitindo-lhes escolher projetos que os inspirem e os desafiem.

No futuro, José imagina-se a regressar à área de F&B. “Desde que decidi seguir a carreira na hotelaria, no 10º ano, identifiquei o F&B como a minha verdadeira paixão e é por aí que pretendo orientar o meu percurso profissional. Daqui a um ano, um ano e meio, espero estar a iniciar um mestrado – ainda não decidi se em Portugal ou no estrangeiro – em Alimentos e Bebidas”, partilha.

Por fim, José Teixeira refletiu sobre o panorama da hotelaria em Portugal e as oportunidades que este oferece para os jovens profissionais. O profissional reconheceu que, embora muitos jovens optem por emigrar à procura de melhores condições de trabalho, o setor em Portugal está em crescimento, com a abertura de novos hotéis e um turismo em ascensão. No entanto, José Teixeira também apontou para áreas que precisam de ser melhoradas, como “os salários e as condições de trabalho”, para manter os talentos em Portugal e promover um setor hoteleiro mais competitivo e sustentável.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img