Sexta-feira, Outubro 4, 2024
Sexta-feira, Outubro 4, 2024

SIGA-NOS:

ESHT Estoril organiza fórum dedicado ao setor de hotelaria e turismo

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

O Fórum Estágios e Carreiras da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), que exibe uma taxa de empregabilidade de 95,9%, reuniu 82 entidades representativas do setor e fortaleceu a ligação entre a academia e o mercado de trabalho, num evento que comprovou o “elevado interesse do mercado nos alunos formados na instituição”.

“O Fórum começou com um pedido nosso às empresas e, neste momento, estamos já numa posição contrária, ou seja, temos dificuldades em aceitar todos os que querem cá vir. Nestes últimos anos, ainda de forma mais vincada, a procura empresarial pelos alunos da ESHTE é claramente superior à oferta”, salientou o presidente da instituição, Carlos Brandão, numa análise partilhada por João Pronto, professor adjunto e coordenador de estágios da instituição.

“Nós não precisamos de dizer para onde é que queremos que os nossos alunos vão. Já cá estou desde 1996 e não me recordo de termos tido um aluno que não tenha pelo menos estagiado. Nunca aconteceu”, acrescentou João Pronto.

A presença de um considerável número de alunos da ESHTE no Fórum Estágios e Carreiras, em representação de uma ampla variedade de empresas, evidencia o “impacto duradouro da formação oferecida pela instituição”. Por outro lado, a crescente procura, proveniente do estrangeiro, de recém-formados justifica uma “profunda reflexão em Portugal”.

“Fomos a primeira instituição de ensino superior dedicada exclusivamente ao turismo em Portugal e a ESHTE foi criada precisamente por uma necessidade de resposta à qualificação de nível superior para a área do turismo. Faz parte da nossa estratégia sempre adaptar-nos ao que o mercado precisa, às novas tendências. Há uma grande procura pelos nossos alunos, mas sobretudo no período pós-covid, nota-se alguma relutância destes jovens em ficarem no nosso país”, avisou Carlos Brandão.

Os estágios são uma disciplina de cariz obrigatório na instituição de ensino, permitindo a interação direta entre os alunos e o setor, antes da entrada definitiva no mercado de trabalho. Procurando dissipar eventuais dúvidas na comunidade, a instituição promoveu sessões de esclarecimento ao longo da passada semana.

Após duas sessões sobre estágios curriculares, o Gabinete de Mobilidades e Relações Internacionais organizou uma sessão de esclarecimento ERASMUS+ para toda a comunidade, com a colaboração de representantes da Agência Nacional Erasmus e da Erasmus Student Network Lisboa.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img