Espanha decidiu prolongar até 31 de maio as restrições temporárias às chegadas consideradas não essenciais de países terceiros da União Europeia (UE) e associados ao espaço Schengen europeu, devido à covid-19.
Além dessas restrições, até 31 de maio, os viajantes provenientes, com ou sem escalas, da Índia, Brasil, África do Sul, Botswana, Comores, Gana, Quénia, Moçambique, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe, Perú e Colômbia só poderão entrar em território espanhol se forem residentes em Espanha ou em Andorra.
Por outro lado, o último prolongamento aprovado para a introdução de controlos com restrições na fronteira terrestre com Portugal termina sábado e não foi renovado.
Madrid coordenou assim com Lisboa a abertura das suas fronteiras, depois de ter sido anunciado na quinta-feira na capital portuguesa que a fronteira terrestre com Espanha, fechada desde janeiro devido à pandemia de covid-19, será reaberta ao tráfego normal este sábado.
Esta medida faz parte da última fase do plano de desconfinamento de Portugal, que avança a partir deste sábado graças à tendência positiva registada pela pandemia em Portugal.