Os hoteleiros estão a assistir a um aumento do interesse, por parte da Geração Z, em reduzir as despesas noutras áreas da sua vida com o objetivo de preservar os seus orçamentos de viagem. A grande maioria disse que preferia cortar nas refeições fora de casa, nas compras e no café, de forma a poupar dinheiro para as suas próximas viagens, revelou um inquérito realizado em abril a centenas de jovens em dez países da Ásia-Pacífico.
Segundo alguns indicadores, a situação financeira da Geração Z é melhor que a dos Millennials. O desemprego juvenil nos sete países mais ricos do mundo é cerca de 13%, a percentagem mais baixa desde 1991, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
“Podemos sentir que a Geração Z está a gastar mais dinheiro”, afirmou Alastair Thomann, diretor executivo das marcas de hotéis Generator e Freehand, cujo principal grupo demográfico é constituído por hóspedes com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos.
“Nos últimos anos, temos assistido a uma mudança nos pedidos que chegam à nossa receção, uma vez que os clientes jovens querem recomendações locais para refeições requintadas, algo que raramente víamos”, afirmou Thomann.
No ano passado, os hotéis Generator e Freehand registaram um aumento de 15% nas receitas. Este ano, as reservas estão a crescer a um ritmo superior a 40% em Amesterdão, Miami, Barcelona, Madrid e Nova Iorque. A empresa atribuiu grande parte desse crescimento à resiliência das despesas da Geração Z.
“Há uma parte dessa geração que não foi autorizada a viajar nos seus anos de formação por causa da pandemia. Este fator levou os jovens a cortar primeiro noutros gastos e a poupar para as suas próximas viagens”, afirmou Thomann.