O Sky Yards Hotel, em Xiuwu County, na China, possui a particularidade de colocar os seus hóspedes a olhar para o céu. As suas varandas foram desenhadas por forma a enquadrar a vista na natureza, escondendo os locais de construção que contornam o hotel.
Localizado numa área industrial da província de Henan, o hotel de 48 quartos foi projetado pela Domain Architects, com sede em Xangai, e inclui um restaurante, uma sala de banquetes, piscinas e estacionamento subterrâneo. A área, o orçamento de construção e o tempo para a concretização deste projeto foram extremamente limitados.
Os quartos apresentam varandas profundas que dão origem a “micro-pátios”. Cada um desses micro-pátios possui uma abertura de alto nível, cortada na parede externa. Os telhados são puxados para cima, para revelar o céu, criando uma varanda distinta e de formas inclinadas.
Com este tipo de construção, a visão para áreas mais baixas fica bloqueada, o que oferece mais privacidade aos micro-pátios.
Desprovido de elementos visuais da cultura chinesa ou local, o Sky Yards evoca a metodologia tradicional da criação de jardins chineses.
Notícia do Vou Sair – magazine digital de Turismo