Domingo, Dezembro 8, 2024
Domingo, Dezembro 8, 2024

SIGA-NOS:

Estes são os destinos-chave na recuperação do turismo europeu, segundo a ETC

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

Um recente relatório da European Travel Commission (ETC) revelou que o continente está a caminho de recuperar os níveis de turismo pré-pandémicos, com alguns países a superarem as expectativas no início de 2024. Embora nem todos os países tenham partilhado dados sobre visitas de estrangeiros, os números disponíveis mostram um aumento significativo nas chegadas e dormidas de turistas estrangeiros. De acordo com o relatório, as chegadas de estrangeiros aumentaram em média 7,2%, enquanto as dormidas aumentaram 6,5%.

Destacam-se entre os países que registaram um crescimento significativo a Sérvia, a Turquia e Malta. A Sérvia, em particular, foi apontada como um destino em ascensão, com a maior taxa de crescimento de chegadas internacionais desde 2019.

“A Sérvia continua a destacar-se como um destino de crescimento este ano, com a atividade turística a permanecer bem acima dos níveis pré-pandémicos”, afirma o relatório, sugerindo um crescimento sustentável para o país.

A Turquia e Malta também testemunharam um aumento significativo nas chegadas internacionais, atribuído em parte “ao seu clima atraente e preços acessíveis”, de acordo com a European Travel Commission. O relatório menciona ainda o programa de nómadas digitais adotado por Malta, que tem atraído um número crescente de viajantes dos Estados Unidos e do Canadá.

No entanto, algumas regiões enfrentam desafios na recuperação do turismo. Restrições de visto em partes da Europa têm limitado os viajantes russos, embora destinos como Turquia e Sérvia tenham sido mais acessíveis para esse mercado, impulsionando o turismo nessas áreas.

Na Europa Ocidental, destinos como França, Alemanha e Mónaco estão a preparar-se para grandes eventos desportivos, o que se espera que aumente ainda mais as despesas dos turistas este ano. No entanto, o relatório observa que as despesas podem variar entre regiões, com destinos próximos a Paris a atrair mais atenção devido a preços mais acessíveis.

As chegadas e as despesas podem variar entre o resto da França e Paris, segundo o relatório. “Uma das razões para tal é o contexto inflacionista e a prudência financeira dos viajantes, bem como os preços relativamente mais elevados em Paris, incluindo as tarifas mais elevadas dos quartos de hotel. Isto pode levar a uma substituição para destinos próximos de Paris”, continua o relatório. A Oxford Economics e a Haver Analytics estimaram que a taxa de gastos de entrada em toda a França será superior à taxa apenas para Paris.

No que diz respeito à Europa Central, Oriental e do Norte, países como Bulgária, Letónia, Lituânia, Estónia e Finlândia estão a testemunhar um aumento gradual no turismo, apesar de desafios como o conflito na Europa Oriental afetarem a recuperação em algumas regiões.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img