Quarta-feira, Novembro 30, 2022
Quarta-feira, Novembro 30, 2022

SIGA-NOS:

Estrelas mundiais do turismo espacial e subaquático reúnem-se em Marbella a partir desta quarta-feira

A terceira edição da cimeira internacional sobre turismo espacial e subaquático, SUTUS by Les Roches, que se realizará de 28 a 30 de setembro de 2022, foi apresentada oficialmente na passada sexta-feira, dia 23 de setembro.

Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, disse na cerimónia de apresentação de hoje que “o congresso SUTUS by Les Roches cresce todos os anos e nesta edição temos uma agenda de um nível imbatível. Em quatro anos tornámos Marbella no epicentro mundial do turismo espacial e subaquático”.

Por outro lado, Díez de la Lastra comentou que “não há outro congresso no mundo como o SUTUS, devido ao elevado nível das empresas que participam. Na Costa del Sol estamos na vanguarda da inovação e exploração e devemos recordar que as grandes explorações do mundo foram realizadas a partir destas costas e esperamos continuar a liderar a exploração de novos horizontes com SUTUS”.

SUTUS 2022 contará com mais de 50 oradores, que irão debater sobre os últimos desenvolvimentos no turismo espacial e todos os desafios, presentes e futuros, do turismo subaquático. Um total de 12 países de quatro continentes (Espanha, EUA, Austrália, Japão, França, Áustria, Suíça, Bélgica, Itália, Singapura, Reino Unido e Holanda) estão representados no SUTUS by Les Roches entre oradores, empresas e instituições.

O SUTUS 22 faz de Marbella o centro mundial do turismo espacial e subaquático, como declarou Ricardo Medina, CEO da Medina Media Events: “nesta edição do SUTUS 2022 by Les Roches vamos trazer as estrelas mundiais do turismo espacial e subaquático a Marbella”. “A nós juntar-se-ão figuras de destaque no turismo espacial e subaquático, como Bernard Foing, líder do Projecto Euro-Moon-Mars. O astronauta Michael Lopez Alegria também irá participar ao vivo no SUTUS. Fabien Cousteau estará presente no tema subaquático com o seu projeto da estação subaquática Proteus. Entre muitos outros participantes do mais alto nível.

No que diz respeito ao mundo empresarial, mais de 30 empresas irão apresentar os seus projetos durante os três dias do evento, tais como Orbital Assembly, Space VIP, Axiom Space, Earth 300, Pisces VI, Zero 2 Infinity, SubMerge e Green Moon Project, entre outros. Laura del Arce, Diretora Geral de Turismo da Câmara Municipal de Marbella, assegurou que a cidade de Marbella quer ser uma referência absoluta no turismo subaquático. “O turismo espacial e subaquático não é algo de ficção científica, é uma realidade e para Marbella é de grande interesse desenvolver ações e apoiar especialmente o turismo subaquático”. A participação das agências espaciais mais importantes do mundo, a NASA americana, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a japonesa (JAXA), é também digna de nota. Além disso, entidades como a Universidade Espacial Internacional (ISU), a Sociedade de Turismo Espacial (STS) e a Agência Suíça de Turismo Espacial (Swiss Space Tourism) também vão a participar.

As empresas organizadoras Les Roches Marbella e Medina Media Events andam de mãos dadas nesta terceira edição do SUTUS, como afirmou Mano Soler, Diretor da Les Roches Marbella: “O SUTUS é um evento que está em linha com o ADN da Les Roches, não seguir tendências mas defini-las. Além disso, o SUTUS também faz parte da formação que os mais de 1.000 estudantes de 93 países que estudam em Les Roches irão receber”.

Michael López Alegría, o primeiro astronauta nascido em Espanha a entrar no espaço, será o orador de honra com uma intervenção virtual de Paris. Depois, grandes personalidades como Simon Jenner, do Espaço Axiom, Pascale Ehrenfreund, da Universidade Espacial Internacional e que tem um asteróide com o seu nome, Bernard Foing da Euro Moon Mars (um projeto cujo objetivo final é explorar a Lua e Marte), Boris Otter da Swiss Space Tourism e Tim Alatorre, da Orbital Assembly (uma empresa que pretende construir o primeiro alojamento para turistas no espaço) serão os protagonistas deste primeiro dia em Marbella.

Do mundo subaquático, o dia inaugural em Marbella contará com Scott Waters de Pisces VI, o submarino de águas profundas que oferece viagens de mergulho a 2000 metros de profundidade nas águas das Ilhas Canárias, Aaron Olivera, de EARTH 300, um equipamento de luxo que combate as alterações climáticas, e Javier Noriega, presidente do Cluster Marítimo-Marítimo Andaluz de Andaluzia.

Os participantes também poderão desfrutar de uma área de demonstrações neste dia inaugural, desde experimentar o que é estar no espaço através de um planetário, como dormem os astronautas quando entram no habitat espacial ou as características dos vinhos que envelhecem nas caves debaixo do mar.

Oradores de referência internacional no SUTUS by Les Roches

Na cerimónia de apresentação, foi também anunciado o conteúdo da conferência virtual SUTUS by Les Roches, que terá lugar nos dias 29 e 30. O espaço será o protagonista no segundo dia com participantes de relevância internacional como John Spencer, Presidente da Sociedade de Turismo Espacial que falará sobre “Economia Espacial”, Sam Scimeni da NASA e Hiroko Asakura da JAXA, a comandante Susan Kilrain, considerada uma das melhores astronautas do mundo, a astronauta treinadora Nancy Vermeulen ou Roman Chiporukha, do Espaço Vip, entre outros.

O imenso mundo do oceano tomará o centro do palco no último dia, 30 de Setembro. Fabien Cousteau apresentará a Estação Oceânica Internacional, Jason deCaires mostrará as suas esculturas e museus debaixo do mar, Tomer Ketter falará sobre viagens e aventuras de mergulho, e Michele Stefanile e Carlota Pérez-Reverte falarão sobre arqueologia subaquática. Para além de Carlota, Jorge Pla e Carmen García-Roger, astronautas espanholas da ESA, também estarão presentes.

SUTUS by Les Roches é, como disse Renée Kachler da Costa del Sol, “uma grande oportunidade para a província. Na Diputación estamos empenhados no turismo subaquático com o projeto Senda Azul que procura dar valor às empresas relacionadas com o mar”.

A inscrição para assistir ao SUTUS 22 de Les Roches está agora disponível no site oficial. Todas as sessões podem ser seguidas após a inscrição através da plataforma virtual Medina Media Events, que a partir de hoje já está disponível para os participantes inscritos. Os inscritos no SUTUS podem agendar reuniões em vídeo com outros participantes e oradores, bem como visitar demonstrações em linha e conteúdos exclusivos.

O SUTUS 22 é uma oportunidade privilegiada para mostrar os sucessos de cada iniciativa, cada empresa, cada universidade, cada projeto e cada cidade, num evento de referência internacional. É promovido pelo Ministério do Turismo do Governo Regional da Andaluzia, Câmara Municipal de Marbella, Extenda, Turismo e Planeamento da Costa del Sol, Acosol, Pisces VI e SubMerge.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img