Um recente relatório revelou que 66% dos 5 mil inquiridos afirma estar mais interessado em viajar agora do que antes da pandemia, uma tendência que se observa em todos os grupos etários, embora a percentagem aumente entre os jovens. Adicionalmente, os inquiridos indicaram que estão a planear mais viagens em 2024 do que no ano passado.
Estes dados foram publicados no relatório “The State of Tourism and the Hotel Industry 2024”, desenvolvido pela consultora McKinsey & Company, que apurou que viajar deixou de ser um interesse para se tornar uma prioridade. A análise destaca ainda que os cidadãos estão a viajar mais que nunca, o que também impulsionou novos mercados de origem.
O turismo interno está a ganhar terreno
O turismo interno ganhou peso após a pandemia, de acordo com o estudo. Recuperou mais rapidamente do que o turismo internacional e representa 75% do mercado global de despesas de viagem. Este fator, segundo o relatório, “sugere uma tendência para a normalização pré-pandémica até 2030”.
Em termos de saída de turistas, os países de origem tradicionais continuam a ser fundamentais, mas regista-se um rápido crescimento nos mercados emergentes, como a Europa de Leste, a Índia e o Sudeste Asiático.
Mais gastos para mais experiências únicas
O estudo salienta que os viajantes procuram cada vez mais experiências únicas e estão dispostos a gastar uma parte significativa do seu orçamento de viagem para as fazer. Esta tendência é mais vincada nos jovens, com 52% da Geração Z a concordar, contra os 47% dos Millennials, os 39% da Geração X e os 29% dos Baby Boomers.
Bem-estar pessoal e impacto ambiental
Os viajantes de luxo preferem opções que promovam a saúde e a sustentabilidade, sendo a tecnologia um aspeto relevante. Este perfil de viajante utiliza ferramentas digitais para planear e gerir as suas viagens, o que obriga as empresas a melhorarem as suas capacidades tecnológicas para oferecerem serviços sem descontinuidades.
Novos destinos e adaptação às expetativas
França, Espanha, China, Arábia Saudita, Turquia, Itália, Tailândia, Japão, Índia e Estados Unidos continuarão a ser os países de eleição dos viajantes. Estes países representam 45% de todas as despesas de viagem, incluindo as domésticas. No entanto, os turistas estão a optar por novos destinos, como Laos e Malásia, que têm registado um aumento de 20% e 17%, respetivamente, nas despesas de viagens internacionais, de ano para ano.