Os profissionais de todos setores acreditam que a sua capacidade de gerar receitas poderia aumentar em 36% se todas as reuniões importantes fossem realizadas pessoalmente, revelou um novo estudo da Accor.
O estudo sublinha que, embora as ferramentas digitais, como as videoconferências e as conferências telefónicas, sejam úteis, a ligação humana fomentada pelas interações presenciais é considerada significativamente mais eficaz para impulsionar o sucesso e o desempenho das empresas.
Ligação humana conduz ao crescimento das receitas
O estudo da Accor, que reuniu informações de 9.000 profissionais de todo o mundo, indica uma forte crença entre os profissionais no poder das reuniões presenciais para impulsionar o crescimento das receitas. 85% dos inquiridos considera que dar prioridade às reuniões presenciais aumentaria significativamente as suas receitas, com um aumento médio projetado de 36% no próximo ano.
Segundo o relatório, esta estatística realça os benefícios comerciais tangíveis das reuniões presenciais, sugerindo que as empresas que procuram melhorar o seu desempenho comercial poderão querer repensar a sua abordagem às interações com os clientes.
Um inquirido afirmou: “Os profissionais de negócios estimam que conseguiriam fechar 37% mais negócios se pudessem realizar todas as suas reuniões importantes presencialmente.” Este sentimento é partilhado pela maioria dos profissionais inquiridos, com 81% a acreditar que obteriam melhores resultados comerciais se pudessem privilegiar as reuniões presenciais.
Reuniões presenciais geram impacto no negócio
Conscientes de que as reuniões presenciais são um investimento, 35% dos profissionais concorda globalmente que as reuniões presenciais valem o investimento em tempo e custos. O estudo apresenta dados convincentes a favor do negócio presencial, com 92% dos profissionais a concordar que é importante para os clientes externos – 67% afirma que é muito importante – e 85% dos colaboradores concorda que a interação cara a cara é importante para os colegas internos.
Os dados destacam uma forte preferência por reuniões presenciais em várias funções empresariais, com muitos profissionais a acreditarem que estas têm maior impacto e valor do que as alternativas virtuais. De facto, os inquiridos acreditam que uma reunião presencial tem o mesmo impacto que três reuniões virtuais.
Cerca de 41% concorda que as interações presenciais são mais eficazes para os negócios, especialmente no que diz respeito às vendas, ao fecho de negócios e ao sucesso comercial no geral. Já 40% salienta a importância das reuniões presenciais para o seu trabalho, com 38% a referir que o investimento em tempo e custos compensa. Além disso, 37% acredita que as reuniões presenciais são fundamentais para promover a cultura da empresa, enquanto 35% refere um maior envolvimento dos participantes durante estas interações.
Por sua vez, 33% reconhece que as reuniões virtuais dificultam a criação de relações pessoais, sublinhando o valor da presença física no mundo profissional.
Retorno comercial impulsiona as viagens de negócios
O principal motor das viagens de negócios é comercial, com 34% dos inquiridos a afirmar que o fecho de um negócio é a sua principal razão para viajar, seguido de perto pelo cliente (31%) e pelas negociações de contratos (30%).
Os eventos e as feiras comerciais continuam a ser uma prioridade fundamental, com 30% a afirmar que é a principal razão para viajar em trabalho. O desenvolvimento e a conceção da estratégia empresarial continuam a ser vitais, sendo uma prioridade para 20% dos profissionais.
Os profissionais globais preferem, na sua maioria, interações presenciais para as principais atividades comerciais, sublinhando o valor contínuo do envolvimento presencial em situações críticas.
Um número significativo de 68% privilegia a realização de apresentações a clientes pessoalmente, em comparação com apenas 17% que prefere formatos virtuais. As visitas de inspeção de locais mostram uma preferência ainda mais forte pelo envolvimento presencial, com 77% a escolher este método em vez dos 11% que opta por alternativas virtuais.
Os momentos de negócios de alto risco, como o fecho de um negócio (74%) e as negociações de contratos (70%), também registam uma clara preferência por reuniões presenciais, realçando a importância da interação humana direta na criação de confiança e na finalização de acordos.
Um futuro híbrido para as interações de negócios
Olhando para o futuro, a investigação sugere que os modelos de negócio híbridos – que combinam reuniões digitais e presenciais – são agora a norma. Enquanto as empresas continuam a confiar nas soluções digitais, o toque humano proporcionado pelas reuniões presenciais continuará a ser um aspeto “insubstituível” para fechar negócios e promover relações de “negócio sólidas”.
Sophie Hulgard, diretora de vendas da Accor, comentou os resultados, referindo que “o potencial ganho de 36% em termos de receitas com as reuniões presenciais valerá milhares de milhões para a economia global. As pessoas precisam de se relacionar e, embora a tecnologia nos aproxime de todo o mundo, não substitui a ligação, a cultura e o valor comercial que advém das interações presenciais. O digital é poderoso, mas o cara a cara é valioso”.