A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, realizou o seu primeiro voo para Lisboa no domingo, inaugurando os voos regulares entre Abu Dhabi e a capital portuguesa.
O voo inaugural, EY63, foi celebrado no Aeroporto de Abu Dhabi antes da partida, contando com a presença de Fernando d’Orey de Brito e Cunha Figueirinhas, Embaixador da República de Portugal nos Emirados Árabes Unidos, e Chris Hedlin, Vice-Presidente de Planeamento de Rede da Etihad.
No momento da chegada a Lisboa, os pilotos da Etihad exibiram as bandeiras dos Emirados Árabes Unidos e de Portugal no cockpit, celebrando assim a nova ligação aérea.
O serviço será operado às terças, quartas e domingos, utilizando um avião Boeing 787-9 Dreamliner de última geração. A aeronave oferece 28 assentos na classe Executiva e 262 assentos na classe Económica, bem como sistema de entretenimento a bordo, tomadas para carregamento de dispositivos móveis e acesso Wi-Fi durante o voo.
Antonoaldo Neves, CEO da Etihad Airways, expressou entusiasmo com o lançamento da rota, afirmando: “À medida que continuamos a expandir a nossa rede global, estamos empolgados em voar para Lisboa pela primeira vez. Aguardamos com expectativa receber os hóspedes que visitam a histórica cidade de Lisboa, enquanto conectamos as pessoas de Portugal aos Emirados Árabes Unidos e a destinos no Oriente Médio, Ásia e Austrália”.
Inicialmente anunciada como uma rota sazonal, a Etihad Airways estendeu o serviço para operar durante todo o ano “devido à forte procura por viagens”, indica a companhia aérea em comunicado.
Para comemorar o primeiro voo, os passageiros a bordo receberam itens especiais do menu, incluindo pastéis de nata. Além disso, todos os convidados receberam presentes, incluindo chocolates de luxo da marca Mirzam dos Emirados Árabes Unidos, na classe executiva, e uma etiqueta de bagagem comemorativa exclusiva para os passageiros da económica.
