A vice-presidente sénior da Phocuswright, Mitra Sorrells, referiu que, apesar de uma perspetiva cautelosa por parte dos consumidores, o mercado global de viagens continua a crescer de forma constante, com a Europa a liderar o caminho das reservas online.
Segundo noticiou o Greek Travel Pages, Mitra Sorrells deixou esta mensagem na ITB Berlim 2025. A responsável sublinhou que esta tendência é justificada por uma maior “dependência” da inteligência artificial e pelo desafio “sempre presente” do turismo sustentável.
Mitra Sorrells reiterou que a Europa é atualmente líder nas reservas de viagens online, com 66% dos viajantes europeus a planear e reservar as suas viagens através de plataformas digitais. Já a América do Norte e a região Ásia-Pacífico apresentam uma percentagem de 63%.
De acordo com a vice-presidente sénior da Phocuswright, à medida que os viajantes mudam para plataformas online, o Facebook e o Instagram tornam-se as principais fontes de inspiração de viagens. Entretanto, o YouTube e o Reddit estão a ganhar força, sobretudo entre o público mais jovem.
“Os consumidores estão a recorrer cada vez mais a ferramentas digitais para planear as suas experiências de viagem”, afirmou Sorrells. Esta tendência, acrescentou, mostra que a “conveniência e a acessibilidade online continuarão a moldar a indústria, particularmente à medida que a influência das redes sociais cresce”.
Outro desafio destacado por Mitra Sorrells foi a crescente importância das viagens sustentáveis. Embora muitos consumidores digam que se preocupam com a sustentabilidade, ainda há confusão sobre “o que o termo ‘sustentável’ realmente significa” e como aplicá-lo ao escolher opções de viagem. Apesar disso, a procura por experiências de viagens sustentáveis está a aumentar, com mais viajantes a procurarem destinos e serviços amigos do ambiente.
Ainda no seu discurso, Mitra Sorrells salientou que, apesar das incertezas globais em torno da inflação e das tensões geopolíticas, os gastos com viagens continuam a ser uma das principais prioridades das famílias.
Já a inteligência artificial é vista como um fator de mudança para o setor das viagens. Segundo Sorrells, o potencial da IA para melhorar as experiências dos viajantes é “imenso”, especialmente entre os viajantes mais jovens. Apesar desta tendência, os consumidores estão a exigir dados mais precisos, incluindo preços reais e detalhes sobre produtos de viagem.