Domingo, Junho 23, 2024
Domingo, Junho 23, 2024

SIGA-NOS:

Férias na Europa durante as Festas superam níveis de 2022 apesar dos avisos de segurança

As deslocações pela Europa durante a movimentada temporada de férias estão a superar os níveis de 2022, apesar dos alertas de segurança emitidos pelas autoridades em toda a Europa. Os consumidores mantêm a determinação em desfrutar das férias, prolongando o boom das viagens pós-pandemia.

Mercados de Natal e locais turísticos populares em cidades como Munique e Paris têm estado movimentados ultimamente, embora com uma presença forte de segurança, já que as viagens de Natal dentro da União Europeia, incluindo o Reino Unido, estavam programadas para aumentar 22% em relação aos níveis de 2022, segundo a empresa de dados de viagens ForwardKeys.

O aumento tem sido impulsionado pela contínua procura pós-pandemia, afirmaram executivos e analistas, com algumas pessoas a viajarem este ano para passar o Natal com as suas famílias pela primeira vez desde a pandemia.

No entanto, segundo a Reuters, os avisos de segurança permanecem presentes na mente dos turistas. No final de novembro, autoridades de segurança europeias alertaram para um crescente risco de ataques relacionados à guerra entre Israel e o Hamas, com a maior ameaça proveniente de possíveis agressores “lone wolf” (ou lobo solitário, em português).

Dois ataques militantes islâmicos na França e Bélgica em outubro resultaram na morte de três pessoas. Em resposta, França, Bélgica, Áustria, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina elevaram os seus níveis de alerta para ameaças terroristas. A Itália reintroduziu controlos fronteiriços com a Eslovênia, citando o risco de militantes entrarem no país.

A ForwardKeys observou um ligeiro aumento nos cancelamentos de bilhetes durante o período de Natal, entre 21 e 31 de dezembro, de 2,4% para 3% desde 24 de novembro. “Embora este número seja pequeno, pode ser um reflexo do aviso de terrorismo divulgado por toda a Europa desde o início do recente conflito em Israel”, afirmou Juan Gomez, analista da ForwardKeys.

No entanto, os turistas continuam a dirigir-se aos destinos populares, evidenciando uma confiança crescente no reforço de segurança implementado nos hubs europeus.

“Sinto-me muito segura e consciente do estado do mundo. Certamente, é algo em que penso diariamente, tanto os conflitos na Europa como os conflitos no Médio Oriente”, disse Gwen Fitzgerald, que visitou um mercado de Natal em Munique esta semana, vinda de Boston.

As chegadas de Natal a locais como Itália, Áustria e Suécia também cresceram 25% ou mais em comparação com o ano anterior.

Os turistas afirmam que, com o aumento dos avisos nos últimos anos e o reforço da segurança em toda a Europa relacionada a esses avisos, há uma sensação de tranquilidade e conforto em manter os planos de viagem.

“Quando estamos aqui e ficamos apenas um dia no centro da cidade, vemos muita polícia e segurança, sentimo-nos seguros”, disse Danny Sanchez, um turista de Villareal, Espanha, que visitou o mercado de Munique.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img