Apesar do aumento das pressões financeiras, os consumidores continuam a dar prioridade aos gastos com viagens em detrimento de outras despesas discricionárias. No entanto, devido aos preços elevados, os turistas estão agora a dar maior ênfase à relação qualidade/preço quando consideram produtos e experiências turísticas.
Uma das estratégias é optar pelas férias organizadas, revela o relatório trimestral ‘Tendências e Perspectivas do Turismo Europeu’ divulgado pela Comissão Europeia de Viagens (ETC) na passada terça-feira, dia 7. “As férias organizadas estão a aumentar em popularidade, uma vez que proporcionam ao viajante a confiança de que todos os custos essenciais já foram contabilizados”, descreve a ETC.
Por sua vez, um número crescente de turistas está a optar por destinos considerados mais acessíveis. Os preços mais baixos e as taxas de câmbio favoráveis estão a impulsionar a recuperação do turismo em destinos como a Turquia e a Bulgária, enquanto destinos populares de férias organizadas, como Portugal e Espanha, também registam uma elevada procura. Geralmente, os europeus estão a considerar uma gama mais ampla de destinos do que no período pré-pandemia, com a Turquia, o Montenegro, a Albânia e a Croácia a apresentarem os melhores desempenhos em termos de dormidas em relação aos níveis de 2019.
Além disso, os viajantes estão cada vez mais a utilizar uma série de tácticas para reduzir o custo global das suas férias. Muitos optam por reservar transporte e acomodação com bastante antecedência ou consideram viagens fora dos horários de pico na época intermédia.