Os filmes nomeados para o Melhor Filme dos Óscares impulsionaram o turismo nos locais onde foram filmados. Segundo uma análise recente da plataforma eDreams, houve um aumento significativo do interesse dos viajantes pelas cidades onde decorreram as filmagens dos filmes nomeados para os Óscares 2024.
A eDreams identificou os locais onde os principais filmes do último ano foram gravados, desde as paisagens urbanas de Seul e Nova Iorque em “Past Lives” até ao deserto árido de Los Alamos no estado do Novo México (EUA), o cenário de “Oppenheimer”.
No caso de “Past Lives”, filme de sucesso de drama e romance da realizadora Celine Song, houve um aumento muito significativo das reservas de viagens para Seul (+69% vs. ano anterior), principalmente entre os viajantes de outros países asiáticos. “Barbie”, dirigido por Greta Gerwig, também teve impacto nas reservas para Los Angeles (+91% no mês de estreia em comparação com o ano anterior), com cenas filmadas na Venice Beach e Century City.
O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, resultou num aumento de 76% nas reservas de viagens para o Novo México (vs. 2022), entre julho e agosto de 2023, devido ao efeito das cenas filmadas em Los Alamos e nas zonas áridas do estado americano. Da mesma forma, outros filmes como “Killers Of The Flower Moon” e “NYAD” também impulsionaram as reservas de viagens para destinos como Oklahoma, Havana e Miami. Também “Maestro” e “Poor Things” levaram os fãs a reservar mais viagens para Los Angeles e Budapeste, respetivamente.
Além dos destinos cinematográficos, a eDreams também registou um aumento de 17% na pesquisa de viagens para Los Angeles durante o período da cerimónia dos Óscares 2024, em comparação com o período homólogo do ano passado, mostrando um crescente interesse nos eventos culturais que a cidade hospeda.