A Associação Nacional das Agências de Viagens (ANAV) informa em comunicado que está encerrado o período de inscrições para o programa «Formação Certificada ANAV 360», “que contou com mais de 200 candidaturas por parte de agentes de viagens.”
Com arranque previsto para julho de 2025, o programa é gratuito, certificado, e inclui um incentivo de aproximadamente 40 euros por participante que complete as 25 horas de formação. Este programa contribui ainda para o cumprimento da obrigação legal mínima de 40 horas de formação anual certificada, conforme previsto no Código do Trabalho.
A ANAV informa que recebeu mais de 200 candidaturas, mas apenas 120 inscritos cumpriram o requisito de possuir um contrato de trabalho ativo com uma agência de viagens. Assim sendo, serão esses os participantes admitidos na edição deste ano.
Quanto à estrutura do programa, este estará dividido em dois grupos, com 25 horas cada, e conta com conteúdos lecionados pelos principais operadores turísticos, consolidadores, plataformas tecnológicas e especialistas em comunicação digital.
O grupo 1 conta com o contributo de empresas como: Ávoris (Catai, Nortravel, Travelplan), Lusanova, Melair, MSC Cruzeiros, Solférias, Soltour, Sonhando, TUI, Viajar Tours, Viagens Tempo, W2M (Icarion, Newblue, Kannak) e um módulo especializado em Gestão de Informação do Cliente.
Já o grupo 2 integra empresas como Ávoris (Catai, Nortravel, Travelplan), Lusanova, Melair, Consolidador.com, MSC Cruzeiros, Ratehawk, SmyTravel, Solférias, Soltour, Sonhando, Tour 10, TUI, Viajar Tours, W2M (Icarion, Newblue, Kannak) e um módulo especializado em meios de comunicação digital.
Cada turma será composta por 20 a 25 formandos, “proporcionando um ambiente interativo e adaptado às necessidades reais dos profissionais”, sublinha a ANAV. Quanto ao calendário, as formações online (síncronas e assíncronas) têm lugar entre 1 de julho e 15 de setembro.
Para Susana Neto, secretária-geral da ANAV, “a formação deve ser uma pedra-basilar de qualquer estratégia desenvolvida com o intuito de fazer evoluir o setor. E esta iniciativa foi pensada precisamente com o objetivo de dotar os profissionais de mais e melhores ferramentas para fazerem face aos desafios de hoje. Mas nada disto é possível se não contarmos com o envolvimento dos visados, por isso congratulamo-nos com a extraordinária adesão e agradecemos a agências e agentes pelo interesse manifestado na formação.”






