Terça-feira, Março 18, 2025
Terça-feira, Março 18, 2025

SIGA-NOS:

França aposta na sustentabilidade e na diversificação do turismo para 2025

A Atout France Portugal realizou esta terça-feira, 25, o evento Mediatour França, em Lisboa, direcionado à imprensa portuguesa, com o objetivo de apresentar as novidades turísticas do país para o próximo ano. Entre as diversas entidades participantes, estiveram a Aix-en-Provence, Château de Chenonceau, Futuroscope, Perpignan e a companhia aérea Air France.

Emmanuel Marcinkowski, diretor Regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México, foi responsável por abrir o evento com a divulgação dos resultados turísticos de França no ano passado. Marcinkowski destacou que o ano de 2024 foi recorde para o país, recebendo 100 milhões de turistas internacionais, o que representa um aumento de mais de 10% em relação a 2023.

França, que possui um dos setores turísticos mais importantes do mundo, obteve 71 mil milhões de euros em receitas internacionais. Entre os turistas que visitaram o país, aproximadamente 1 milhão foram portugueses, que gastaram cerca de 150 milhões de euros e permaneceram, em média, cinco dias no país.

Marcinkowski também sublinhou a relevância do mercado português para a França. “Portugal é um mercado importante para nós, pois, durante a pandemia, os mercados europeus mais próximos da França foram os primeiros a retomar as viagens”, afirmou.

Sustentabilidade como objetivo principal para 2030

Com a sustentabilidade no centro da agenda turística de França, Marcinkowski mencionou as iniciativas que estão a ser implementadas para tornar o país o destino turístico mais sustentável do mundo nos próximos cinco anos. A bicicleta, como meio de transporte sustentável, é uma das prioridades do governo francês. O Tour de France e a comemoração do 20º aniversário da Loire em Bicicleta, que abrange 900 quilómetros no Vale do Loire, são apenas alguns exemplos das ações voltadas para a sustentabilidade e a mobilidade verde.

O evento Mediatour também destacou as atrações e novidades para 2025, como o Année Cézanne, que ocorrerá em Aix-en-Provence, um programa que tem início em junho prestará homenagem ao famoso pintor Paul Cézanne (1839–1906).

Em entrevista ao TNews à margem do evento, Emmanuel Marcinkowski falou sobre as expectativas da Atout France para o mercado português. “Apesar de não termos registado crescimento em 2024, o mercado português continua a ser uma aposta para nós. Estamos aqui hoje para reforçar a vontade dos portugueses de visitar para França”, destacou.

O responsável também observou que, embora Paris e a Disney sejam destinos muito procurados pelos portugueses, há um crescente interesse por outras experiências, como o enoturismo e as atrações culturais da França. Para o objetivo de alcançar um turismo sustentável, Marcinkowski reconhece que é fundamental dispersar os turistas não só pelo território, como por outras épocas do ano. “Queremos que os turistas visitem França não apenas na temporada alta, para nós é importante que os portugueses possam visitar França em setembro, outubro”, comentou.

Além disso, Marcinkowski partilhou os planos da Atout France para continuar a promover o destino França em Portugal, destacando o evento profissional B2B “Rendez-vous en France”, que ocorrerá em abril. A intenção é reunir operadores turísticos portugueses e espanhóis para criar novos itinerários e promover destinos menos conhecidos, incentivando uma experiência mais rica e diversificada na França.

Para Marcinkowski, o objetivo de 2025 não é apenas o crescimento em termos de número de turistas, mas sim o turismo sustentável. “Queremos que o turismo seja mais responsável e que respeite as comunidades locais. O foco é no desenvolvimento do turismo de forma equilibrada, social, económica e ambientalmente, com a aceitação dos moradores e a proteção do meio ambiente”, explicou.

Em relação aos mercados emissores de turistas, os principais são Alemanha, Reino Unido, EUA, Bélgica, Itália e Espanha, mas o mercado português, embora não esteja entre os maiores em termos de volume, continua sendo uma prioridade estratégica para a Atout France.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img