Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
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Gastadores experientes, Bravecations, férias patrimoniais e IA em ascensão: Como serão as férias em 2025?

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A procura por viagens de lazer deverá continuar a crescer em 2025, de acordo com um novo relatório do sector. Os números da pesquisa “Ticket to Travel” 2025 da Marriott Bonvoy – realizada entre 21.374 adultos em dez mercados da Europa, África e Médio Oriente – mostram que 42% dos viajantes planeia ir de férias mais vezes em 2025 do que em 2024, enquanto 81% fará mais ou a mesma quantidade.

Os consumidores inquiridos afirmaram que planeiam fazer 2,3 férias domésticas no seu próprio país em 2025, 1,8 férias de curta distância (quatro horas de voo ou menos) e 1,4 férias de longa distância. Isto sugere que os inquiridos farão um total de 5,5 férias ou viagens em 2025 – o equivalente a quase uma em cada dois meses.

Tendências emergentes

A pesquisa identifica uma série de tendências de viagem emergentes ou em crescimento. Entre elas estão as “Férias de Património” – férias tiradas para explorar especificamente o património, a história ou a ascendência da família. Mais de um terço (36%) já fez férias de património e outros 32% planeiam fazê-lo no próximo ano ou num futuro próximo.

Os viajantes mais jovens têm mais probabilidades de o ter feito – 43% dos que têm entre 18 e 24 anos e 45% dos que têm entre 25 e 34 anos – em comparação com 22% dos que têm mais de 65 anos.

Os principais factores subjacentes a esta tendência são o facto de os viajantes acreditarem que “é importante saber de onde vem a sua família e compreender como era a sua vida” (46%) e “quererem ver onde os seus antepassados viveram e cresceram” (45%).

Bravecations

A propensão dos viajantes para serem mais corajosos quando vão de férias e para experimentarem coisas que não experimentariam em casa – é outra tendência que surge claramente na investigação (designada como Bravecations).

Mais de dois terços dos viajantes (67%) dizem que são mais corajosos nas férias. A idade desempenha um papel importante, com 78% das pessoas com idades entre os 18 e os 24 anos e 82% das pessoas com idades entre os 25 e os 34 anos a afirmarem que são mais corajosas nas férias, em comparação com 39% das pessoas com mais de 65 anos. As três principais coisas que as pessoas fazem nas férias e que não teriam coragem de experimentar em casa são: experimentar comida invulgar – 44%; escalar algo alto – 43%; e começar a conversar com estranhos – 33%.

Tendências que se consolidam

Outras tendências que surgiram na pesquisa do ano passado deverão tornar-se ainda mais marcantes em 2025 – em particular a sustentabilidade e a utilização de IA.

Mais de sete em cada dez (72%) dizem que analisam o impacto ambiental dos seus planos de viagem, em comparação com 64% no ano passado. E mais de metade (55%) afirma que verificou a sustentabilidade do alojamento em que ficou nas suas últimas férias, embora apenas 30% o tenha feito antes de efetuar a reserva. No entanto, este número aumentou em relação aos 22% registados no ano passado.

A utilização da IA está a crescer rapidamente no que diz respeito ao planeamento de viagens para 2025. Mais de quatro em cada dez (41%) afirmam ter utilizado a IA para ajudar a planear ou pesquisar umas férias – um aumento significativo em relação aos 26% do ano passado, mostrando o quanto esta tendência aumentou entre os consumidores da EMEA nos últimos 12 meses.

Esta tendência é liderada pelos viajantes mais jovens – no ano passado, 45% dos jovens entre os 18 e os 24 anos tinham utilizado a IA, mas este ano o número sobe para 59%. Entretanto, no ano passado, 41% das pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos utilizaram a IA e este ano este número aumentou ainda mais para 62%.

O que é que será importante para os viajantes em 2025?

No que diz respeito às preferências de alojamento, os “básicos brilhantes” continuarão a ser fundamentais para os viajantes, sendo a limpeza (95%), o preço (92%) e a localização (91%) os fatores mais importantes em todos os mercados.

No entanto, para 65% dos viajantes, a sustentabilidade é agora um fator-chave a ter em conta no alojamento, enquanto quase metade (47%) procura que o alojamento aceite animais de estimação. Mais de metade (55%) também salienta a importância de os alojamentos serem adequados para viajantes individuais.

As principais prioridades dos viajantes são “passar tempo com amigos e família” (53%), seguido de “mimar-me” (49%). No entanto, para mais de um terço (36%), é importante que regressem mais saudáveis do que quando partiram.

Gastos inteligentes

A pesquisa também mostra que, apesar de planearem mais férias, os consumidores procuram a melhor relação qualidade/preço nas férias de 2025, independentemente do seu orçamento. O principal elemento que incentivaria os viajantes a efetuar uma reserva é “obter um preço especial” (52%).

Três em cada dez viajantes (30%) dizem que têm sempre em conta as taxas de câmbio quando vão de férias – mas sete por cento dizem que “normalmente nunca o fazem, mas fá-lo-ão em 2025”.

As férias na época baixa – viajar nos meses que antecedem a época alta – são outra forma popular de tornar as férias mais económicas. Três quartos (74%) afirmam que já o fizeram ou consideraram fazê-lo, sendo a principal razão a obtenção de um melhor preço (65%).

Phil Andreopoulos, diretor de vendas e marketing da Marriott International – Europa, Médio Oriente e África comenta: “O forte desejo de efetuar viagens internacionais, regionais e domésticas, constatado através deste estudo abrangente sobre os consumidores, é uma excelente notícia para o setor e estamos entusiasmados com o ano que se avizinha. O estudo identifica várias novas tendências interessantes para 2025. As férias de aventura e as férias com património serão temas-chave para o próximo ano, sendo que os gastos inteligentes são uma consideração importante para muitos quando reservam as suas férias, independentemente do orçamento. A pesquisa também revela que, nos últimos 12 meses, a utilização da IA se tornou verdadeiramente popular – com a Geração Z e os millennials mais jovens a utilizarem-na como uma parte fundamental do seu planeamento de viagens. Esta tendência só deverá continuar em 2025. Entretanto, a sustentabilidade é cada vez mais uma consideração fundamental para muitos viajantes, especialmente quando se trata de alojamento.”

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