O Turismo do Algarve está a preparar a sua presença na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, marcada por uma “celebração da diversidade turística do destino”. O programa contará com experiências enogastronómicas, apresentações de produtos e iniciativas culturais.
Localizado no Pavilhão 1, o stand do Algarve terá uma dimensão de 700 metros quadrados, onde estarão representados os 16 municípios da região e 18 empresas do setor turístico, abrangendo diversas áreas como hotelaria, operadores turísticos, atividades marítimo-turísticas e produtos regionais.
Em comunicado, o Turismo do Algarve sublinha que “esta diversidade de participantes reflete a ampla oferta turística da região e a capacidade do Algarve de responder a diferentes perfis de visitantes com experiências autênticas e diferenciadas”.
O design do stand foi inspirado na natureza e cultura da região e incorpora elementos como cestos suspensos, representando a cestaria e empreita de palma, um património artesanal do Algarve. “Este conceito reforça a identidade regional e valoriza a sustentabilidade e os materiais locais”, explica o Turismo do Algarve.
A gastronomia e o enoturismo vão assumir “um papel central” na programação, com demonstrações culinárias, provas de vinhos e apresentações de produtos regionais. Em particular, o Turismo destaca a presença do restaurante “O Algarvio” na nova área de gastronomia da feira (entre os Pavilhões 2 e 3).
O programa do stand inclui apresentações de projetos inovadores e eventos emblemáticos da região, como o Festival MED, a Algarve Walking Season e o Geoparque Algarvensis. Um dos “momentos altos” da participação do Algarve será a apresentação das principais apostas do destino para 2025, que terá lugar no dia 13 de março, às 14h00.
“A BTL é uma oportunidade única para mostrarmos a dinâmica do setor turístico do Algarve, que se reinventa continuamente para oferecer experiências autênticas e sustentáveis aos visitantes. O Algarve vai muito além do sol e mar. É um destino vibrante, repleto de tradição, cultura, gastronomia e vinhos de excelência. Convidamos todos a visitar o nosso stand e a descobrir tudo o que a região tem para oferecer”, comenta André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.