Terça-feira, Outubro 15, 2024
Terça-feira, Outubro 15, 2024

SIGA-NOS:

Grécia impõe taxa de 20€ a turistas de cruzeiros em Santorini e Mykonos

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

A Grécia está prestes a introduzir uma taxa de 20 euros para visitantes de navios de cruzeiro nas ilhas de Santorini e Mykonos durante a época alta. O objetivo é controlar o turismo excessivo, conforme anunciado pelo primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis no último domingo, 8.

Numa conferência de imprensa, no dia seguinte à apresentação das principais diretrizes económicas para 2025, Mitsotakis explicou que o problema do turismo excessivo afeta apenas alguns destinos específicos.

“A Grécia não enfrenta um problema estrutural de turismo excessivo… Mas alguns locais enfrentam desafios significativos em determinados períodos do ano, que precisam ser abordados”, afirmou o primeiro-ministro. “Os navios de cruzeiro têm sobrecarregado Santorini e Mykonos, e é por isso que estamos a implementar esta taxa”, acrescentou.

Em Santorini, houve protestos a exigir restrições ao turismo, semelhantes aos movimentos noutros destinos turísticos populares na Europa, como Veneza e Barcelona. Parte da receita gerada pela nova taxa será destinada às comunidades locais para investimentos em infraestrutura, segundo Mitsotakis. Além disso, o governo planeia limitar o número de navios de cruzeiro que podem chegar simultaneamente a certos destinos e impor regras para a proteção ambiental e gestão de recursos hídricos nas ilhas.

A Grécia também pretende aumentar os impostos sobre arrendamentos de curta duração e proibir novas licenças para este de arrendamento no centro de Atenas, com o objetivo de ampliar a oferta de habitação para residentes permanentes, conforme anunciado por Mitsotakis no sábado.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img