O Grupo Hotusa registou o melhor primeiro semestre dos seus 47 anos de história, com o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) a atingir 102 milhões de euros.
Este valor supera em 34% o seu melhor registo até à data, que correspondia ao primeiro semestre de 2023, no qual, com um crescimento de 66% em relação a 2022, atingiu os 76 milhões de euros. A empresa melhorou os seus resultados em todas as suas áreas de negócio.
O volume de negócios do grupo no primeiro semestre ascendeu a 703 milhões de euros, mais 10% do que no mesmo período de 2023, período em que as receitas totalizaram 637 milhões de euros (mais 37% do que em 2022).
Em comunicado, o Grupo Hotusa justifica estes resultados com base nos seguintes fatores: uma política de expansão consolidada e sustentada que permitiu um aumento da carteira de hotéis tanto na área hoteleira, Eurostars Hotel Company, como na rede de parceiros Keytel; e a evolução favorável da procura ao longo do ano, que se traduziu num bom desempenho em todos os segmentos e mercados, consolidando assim o papel da Restel como “uma central de reservas líder no setor”.
Por último, aponta para uma boa gestão baseada principalmente num rigoroso controlo de custos, que permitiu “uma melhoria significativa das margens”.
Neste sentido, Amancio López Seijas, presidente do Grupo Hotusa, afirma que “estamos muito orgulhosos do trabalho que realizámos. O bom desempenho do setor, juntamente com uma gestão eficiente, levou-nos a alcançar excelentes resultados durante este primeiro semestre do ano”.
Além disso, acrescenta, “dada a tendência atual, encaramos o segundo semestre de 2024 com um otimismo cauteloso” e sublinha que “temos muito claro que o nosso modelo de crescimento deve continuar a basear-se na aposta na digitalização e no desenvolvimento tecnológico, na atração e formação de talentos, na melhoria contínua dos nossos produtos e no desafio de manter um crescimento sustentado em que a expansão internacional desempenha um papel cada vez mais importante”.
Relativamente a Portugal, o Grupo Hotusa conta com “uma presença significativa” no país, concentrando mais de 10% da sua oferta de alojamento e destacando-se como o segundo mercado mais importante.