Em 2023, o Grupo Pestana apresentou um resultado líquido de 105 milhões de euros, refletindo uma ligeira redução de 4% em comparação com 2022. Esta diminuição, no entanto, é atribuída principalmente à venda do Pestana Blue Alvor ao fundo internacional Azora em 2022, o que gerou um resultado extraordinário.
“Se analisarmos o negócio recorrente, observamos um crescimento de 30% no resultado líquido em 2023”, afirmou José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa esta terça-feira, dia 23.
Em 2023, o Grupo Pestana alcançou uma receita de 557 milhões de euros, o que se traduz num aumento de 23% em relação a 2022, e um EBITDA de 189 milhões de euros, colocando o grupo entre as dez principais empresas portuguesas, destacou Theotónio.
Uma análise do preço médio e da ocupação dos hotéis revela que o crescimento foi impulsionado por um aumento de valor, com o preço médio global a subir 9,5% para 144,2 euros e a taxa de ocupação global do grupo a fixar-se nos 67,7% (um aumento de 3,9%). “Estamos a agregar mais valor à economia, portanto, é um crescimento mais sustentável”, observou o CEO.
Em termos de mercados, o mercado americano foi destacado como o que mais cresceu nos hotéis Pestana em Portugal. “É um mercado que impulsiona os preços, com uma forte procura por suites e quartos principais em hotéis quatro e cinco estrelas. Em alguns meses do ano, é o principal mercado internacional para nós”, acrescentou.
No mercado nacional, não foi observada uma retração nos meses de férias de verão, mas sim nas escapadinhas ao longo do ano, especialmente nas Pousadas.
O setor hoteleiro continua a representar dois terços da atividade do grupo, seguido pelos setores de Casino, Golfe e Vacation Club (17%), e negócios imobiliários (16%).
Em termos de desempenho por hotel, destaca-se o Pestana Carlton Madeira, o primeiro hotel do grupo, como o mais rentável. No segmento das Pousadas, a Pousada de Lisboa destacou-se, enquanto fora de Portugal, o Pestana Amesterdão apresentou o melhor desempenho. Em relação aos serviços, o Pestana Park Avenue, a Pousada de Sagres, o Palácio do Freixo e o Pestana Grand na Madeira foram os mais bem avaliados.
O desempenho geral dos hotéis da Madeira foi excepcional, consolidando-se como uma das unidades de negócio mais promissoras do grupo. Quanto aos canais de venda, observou-se a seguinte distribuição: canal direto (30%); grupos e corporate (18%); operadores tradicionais; (10,8%); e operadores online (41%, sendo a booking.com responsável por 20%).
Aposta nas pessoas, transformação digital e energética
José Theotónio atribuiu esses resultados a três fatores principais: investimento em equipas e pessoas; transformação digital em resposta às mudanças estruturais do setor; e redução da pegada de carbono e transformação energética.
Em relação às pessoas, ele destacou que “é uma das áreas em que temos trabalhado bem”. Após os períodos de encerramento dos hotéis em 2020 e 2021, não houve demissões nem ajustes salariais. Em 2023, foram implementadas medidas como um salário mínimo de 1000 euros, além de um subsídio de alimentação, e em 2024 esse mínimo foi aumentado para 1100 euros, com ajustes salariais na base fixa, resultando num aumento médio de 12%, que cobriu as inflações. Além disso, foram distribuídos mais de seis milhões de euros em participação nos resultados, representando um aumento global de mais de 20% em relação a 2022.
Outros benefícios incluem seguro de saúde, cartão de staff em parceria com outras empresas e políticas de incentivo, como vouchers para estadias ou refeições com desconto para funcionários.
O CEO destacou ainda um aspecto importante: o acolhimento de imigrantes que hoje já representam 16% da força de trabalho do grupo Pestana. “Hoje fazer hotelaria sem pensar em imigrantes é impossível, temos de criar condições”.
Em termos de transformação digital, houve um aumento significativo no investimento (mais de 11milhões de euros em 2023), com destaque para a migração dos sistemas de front office para a cloud, a melhoria dos sistemas de reserva online e o uso de ferramentas de análise de dados para entender e comunicar melhor com os clientes.
No que diz respeito à redução da pegada de carbono e transformação energética, o Grupo Pestana já alcançou uma redução significativa no consumo de energia e está implementar planos ambiciosos para reduzir ainda mais sua pegada ambiental até 2030.
Essas iniciativas incluem investimentos em equipamentos mais eficientes, como energia solar, gestão eficiente de água e resíduos, promoção da mobilidade elétrica e colaboração com fornecedores para reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de valor.
Plano de investimento de 85 milhões de euros
O plano de investimento em 2023 totalizou 85 milhões de euros e abrangeu diversas áreas estratégicas. Destacou-se a aquisição do Vila Sol, no Algarve, aos Fundos do Santander. Além disso, foram iniciadas as obras do Pestana CR7 Paris, e concluídas duas remodelações de grande dimensão. Na Madeira, o antigo Palms foi transformado no Pestana Vila Lido Madeira Ocean Hotel, elevando sua classificação de quatro para cinco estrelas. As obras foram finalizadas em outubro. Outro projeto de destaque foi a remodelação do antigo Pestana Delfim, agora rebatizado como Pestana Blue Alvor Beach. Com a transição para um conceito all-inclusive e a elevação para cinco estrelas, a conclusão deste projeto está prevista para a próxima semana.
Além das iniciativas de remodelação e aquisição, 2023 também foi marcado pela abertura de novas unidades hoteleiras: a Pousada de Alfama e o Hotel Pestana Rua Augusta, ambos em Lisboa. Já este ano, o grupo abriu o Pestana Orlando Suites Lake Buena Vista, expandindo ainda mais nossa presença internacional.
Quanto a projetos em pipeline, o CEO referiu o Pestana Dunas Porto Santo, cujas obras começaram no ano passado, prevendo-se a abertura em maio de 2025. Adicionalmente, prosseguem as obras do Pestana CR7 Paris, cuja abertura está prevista para o início de 2027.
Sobre as perspetivas para 2024, José Theotónio afirmou serem “positivas”. Os primeiros meses deste ano mostraram-se mais promissores do que o mesmo período do ano anterior, e as reservas para os próximos meses estão acima das registadas no ano passado. No entanto, o CEO reconhece a importância de ser cauteloso face às incertezas do cenário económico atual. “O modelo de negócios mudou”, e estamos focados “em agregar maior valor” aos nossos serviços, visando, no mínimo, acompanhar a taxa de inflação nos preços médios, disse.