Hélder Carrasqueira, professor na Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo) e investigador do CiTUR (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo), lançou o livro “Hotelaria Internacional”.
Este livro aborda formas de expansão, a inserção em redes de negócio, a distribuição pelos canais diretos e indiretos, a medição da performance através de indicadores de desempenho, o risco em negócios internacionais, uma comparação da internacionalização das cadeias ibéricas e tem ainda alguns exemplos de casos práticos.
O autor do livro compara ainda a expansão internacional das grandes cadeias hoteleiras portuguesas com as espanholas e conclui que para as cadeias hoteleiras portuguesas evoluírem na sua expansão necessitam de “ter a ambição de sair da zona de conforto e apostar na internacionalização de empresas, instituições, profissionais e do ensino”.
Segundo a nota à imprensa feita por Hélder Carrasqueira, este livro foi “desenvolvido com a preocupação de apresentar o conteúdo numa perspetiva pedagógica e de leitura acessível” e está mais direcionado para as áreas de Marketing Internacional e Gestão Estratégica, no contexto da hotelaria.