Depois de trabalhar 14 anos na aviação, João Moura fundou, em 2009, a 100rumos. Desde então, a empresa não tem parado de crescer e alcançou, em 2020, o estatuto de PME Líder, oferecendo serviços de DMC, mas não só. Além de organizarem tours privados e circuitos em Portugal e nas Ilhas, desde 2012 que a 100rumos opera no Porto, em Lisboa e no Funchal o serviço de door-to-door shuttle. Uma das grandes apostas foi ter lançado, em 2016, a assistência a companhias aéreas nas suas irregularidades (transporte, alojamento, refeições, vouchers).
No início de 2020, antes da pandemia, a 100rumos anunciou o lançamento de uma plataforma de reservas de transferes para os principais destinos no mundo, o www.ovo.com.pt. Vocacionado tanto para o consumidor final, como para agências e operadores, o site disponibiliza perto de 100 destinos em todo o mundo, nos quais é possível reservar um transfer particular para uma viagem de negócios ou lazer, com a vantagem de ser uma plataforma em português, vocacionada para o mercado de língua portuguesa, com um callcenter 24H.
A evolução do negócio levou João Moura a perceber “que era importante arrumar em “gavetas” aquilo que fazíamos para que assim pudesse deixar de ter todos os serviços de baixo do guarda-chuva da 100rumos”, e assim nasceu, este ano, uma nova designação para a empresa mãe: Here & Dare Tourism & Event Solutions. “Foi este o momento de o fazer. Afinal, aquilo que podemos tirar de positivo deste ano quase parados foi o podermos arrumar o que havia para arrumar, reorganizar e traçar novos rumos”, refere.
A Here&Dare integra agora as marcas 100Rumos e OvO, assim como o projeto mais recente, o OH My Guide, um guia virtual autónomo para visitar Portugal que estará online até ao final de maio. O OH My Guide vai reunir informação sobre cinco regiões, mais de 50 cidades, mitos e lendas, abandonados, trilhos, história, vouchers exclusivos de descontos e uma vasta informação compilada sobre o que visitar, onde comer e onde dormir no nosso país, explica João Moura. “Acredito que vamos ter um novo e muito forte segmento de mercado que não vai querer viajar em grupo, mas sim de forma individual e independente”, considera. Além disso, a informação existente está “demasiado dispersa e muito pouco vocacionada para o estrangeiro”. Desta forma, o OH My Guide vai estar traduzido em inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.
Uma das apostas da Here&Dare é o segmento dos casamentos internacionais. O retorno tem sido tão positivo que a Here&Dare quer afirmar-se “como o recetivo em Portugal para ‘Wedding Planner´a nível internacional”, refere João Moura.
Contudo, afirma, “vivemos momento de muita cautela no que a investimento diz respeito. Felizmente não tivemos que recorrer a grandes apoios financeiros para nos mantermos ativos, vivos e ainda assim capazes de fazer alguma “reinvenção” nesta área de negócio. Estou por isso muito confiante na forma como nos vamos posicionar quando o turismo voltar ao que era – vai voltar rapidamente, estou muito confiante”.
João Moura defende que a Here&Dare se diferencia “essencialmente pela diversidade”. “A nossa aposta na comunicação online das diferentes marcas, a imagem que conseguimos criar para cada um dos serviços, a possibilidade da compra nos nossos sites com confirmação em tempo real. Penso que há ainda um longo caminho a percorrer na maior das marcas em Portugal. Acredito mesmo que nos distinguimos nessa área”.