A GuestCentric apresentou, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, a versão 2025 do HyperCommerce, um sistema de reservas “desenvolvido em primeiro lugar para o mobile”. O Intelligent Booking Engine é “rápido”, “inteligente” e “personalizável”, permitindo que os hóspedes reservem estadias em hotéis, em média, em dois minutos.
Sérgio Serra, CTO da GuestCentric Systems, subiu ao palco da BTL na passada quinta-feira, dia 13, para dar a conhecer o HyperCommerce’25. O motor de reservas é mobile-first, visando responder à crescente procura dos consumidores por compras via dispositivos móveis.
“É uma tecnologia sofisticada com uma experiência simplificada. Condensámos investigação e tecnologia para garantir que a melhor experiência possível e um motor melhor do que o possível”, disse o especialista.
Uma das características destacadas durante a apresentação do Intelligent Booking Engine foi a rapidez do processo de reservas via telemóvel. “Não só tem tecnicamente uma boa velocidade, mas também simplifica muito todos os processos de reserva, seja com multi-rooms seja com add-ons, e usa inteligência para torná-los mais rápidos”, referiu Sérgio Serra.
Em geral, a média do processo de reserva de uma estadia – seja uma viagem romântica, em família ou com código de promoção – é de dois minutos, de acordo com os resultados dos testes de usabilidade. “O cenário de marcar uma reserva de negócios demorou, em média, 1,16 minutos”, acrescentou o especialista, indicando que estes testes “foram feitos com pessoas com experiência ou sem experiência em marcar reservas, mas acima de tudo pessoas que nunca tinham visto este motor”.

Este sistema visa também otimizar as reservas de grupos. “Além de reservas só para um quarto, é importante ter a mesma simplicidade e a mesma experiência quando falamos de reservas multi-room. Temos uma solução de reservas multi-room espetacular que é muito fácil de usar em mobile”, disse o CTO da GuestCentric.
“Hoje em dia, o motor tem de ser discoverable porque as pessoas gostam de partilhar com alguém quando estão a fazer uma reserva, a consultar datas, a ver ofertas”, explicou. Neste sentido, uma das funcionalidades do Intelligent Booking Engine é a possibilidade de partilhar com outras pessoas a reserva “em qualquer fase do booking path” e de gerar um link direto “em que basta colocar os dados pessoais para concluir a reserva”.
A GuestCentric pretende, desta forma, “retirar toda a fricção do processo de reserva”, mantendo os hóspedes no site e impulsionando as vendas diretas dos hotéis.
Além disto, Sérgio Serra falou sobre a personalização inteligente do HyperCommerce’25. “Não há dois hotéis iguais, não há dois hóspedes iguais e a nossa ferramenta adapta-se de forma dinâmica”, disse. Em particular, destacou os add-ons, que, “além de inteligentes, são muito rápidos de reservar” e “apelam às compras por impulso”.
“Os add-ons que são apresentados a um utilizador não são necessariamente iguais aos que são apresentados aos outros. Se estiver a fazer uma reserva com dois adultos, é-me sugerida uma experiência romântica ou uma experiência de spa, por exemplo. Se for uma reserva com crianças, pode sugerir estar perto de uma piscina ou ter uma babysitter”, exemplificou.
O HyperCommerce’25 também procura tornar a finalização da compra “mais simples e rápida”, visto que o processo de pagamento é “muitas vezes um impedimento para a conclusão da reserva”.
“O que fizemos foi otimizar ainda mais os pagamentos e trabalhar com novos parceiros: temos wallets, temos pagamentos em que não é preciso colocar cartões, temos MBWay”, indicou o responsável da GuestCentric. O sistema de reservas permite conversão “instantânea” com Google Pay e Apple Pay, bem como integrações nativas com Google, Apple e Facebook.