Domingo, Dezembro 7, 2025
Domingo, Dezembro 7, 2025

SIGA-NOS:

IAG, Air France-KLM e Lufthansa registam lucros acima de 1,5M€ no primeiro semestre do ano

-PUB-spot_img

Os grupos aéreos europeus (IAG, Air France-KLM e Lufthansa) faturaram 1.595 milhões de euros entre janeiro e junho, face à perda de mais de 1.207 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

O semestre, como um todo, terminou com uma recuperação intensa, embora nenhum dos três grupos aéreos espere atingir os níveis de ocupação anteriores à pandemia. 

Nos primeiros três meses do ano, as companhias aéreas perderam 891 milhões de euros, com a IAG a perder 87 milhões de euros, a Lufthansa 467 milhões e a Air France-KLM 337 milhões.

No segundo trimestre, o dinamismo do turismo permitiu receitas de mais de 2 milhões: a aliança hispânica britânica arrecadou mais de 1 milhão de euros, a Lufthansa 881 milhões, e a Air France-KLM 604 milhões.

Os melhores números foram apresentados pelo IAG, grupo que integra a Iberia, British Airways, Vueling, Aer Lingus e Level, com um lucro líquido de 921 milhões de euros, face à perda de 654 milhões no ano anterior. No primeiro trimestre, o grupo aéreo perdeu 87 milhões e no segundo registou lucros de 1.008 milhões de euros graças à forte procura e ao desempenho “particularmente positivo” da atividade em Espanha, com a Ibéria a registar um lucro recorde entre abril e junho (307 milhões).

No grupo, a receita unitária de passageiros no primeiro semestre foi 18,4% superior face ao mesmo período de 2022, com uma forte recuperação no tráfego de lazer e recuperação mais lenta nas viagens de negócios. O IAG calcula que, até o final de 2023, a capacidade das suas aeronaves estará em torno de 97% dos níveis pré-pandémicos.

A aliança Air France-KLM (que inclui também o Flyingblue e a Transavia) lucrou 260 milhões de euros entre os meses de janeiro e junho, face à perda de 228 milhões no período homólogo de 2022, impulsionada pelo aumento da taxa de ocupação dos aviões até 86,9%, o que, por sua vez, fez aumentar a receita média por passageiro em 21%.

Entre janeiro e março, o grupo franco-holandês perdeu 337 milhões de euros, e entre abril e junho registou lucros de 604 milhões.

A Air France-KLM calcula que a ocupação neste terceiro trimestre será de 95% face à registada em 2019, o mesmo valor que prevê para o quarto trimestre e para o ano como um todo.

O último a publicar resultados foi o grupo Lufthansa, que inclui a Austrian Airlines, a Brussels Airlines, a Swiss e a Eurowings, que fechou o primeiro semestre do ano com um lucro de 414 milhões de euros, depois de ter registado uma perda de 325 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

A Lufthansa destacou o aumento da rentabilidade por passageiro em 13%, bem como os altos níveis de ocupação das aeronaves (83% no segundo trimestre, o mesmo que no período anterior à pandemia).

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img