Sexta-feira, Abril 18, 2025
Sexta-feira, Abril 18, 2025

SIGA-NOS:

IAG aquire 100% da Air Europa por 500M€

O International Airlines Group (IAG) chegou a acordo com a Globalia para a aquisição dos restantes 80% do capital social da Air Europa por 400 milhões de euros, conforme informou o grupo à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV).

Desta forma, o grupo aéreo proprietário da Iberia adquire 100% da companhia aérea da família Hidalgo por um total de 500 milhões de euros, após a conversão de um empréstimo não garantido de 100 milhões de euros a sete anos à Globalia numa participação de 20% na capital da Air Europa.

Segundo o IAG, os primeiros 200 milhões de euros serão pagos quando receber a aprovação da autoridade da Concorrência, 100 milhões de euros em ações ordinárias do IAG e 100 milhões de euros em dinheiro. No segundo e terceiro ano após a data de aprovação da operação, serão pagos mais 100 milhões de euros cada. O acordo está sujeito a aprovações regulatórias e outras, o que pode levar cerca de 18 meses.

O conselho de administração do IAG acredita que a aquisição continua a ser “estrategicamente importante” para o futuro do IAG e posiciona o Grupo para beneficiar de oportunidades de crescimento no mercado latino-americano e caribenho, bem como maior conectividade com a Ásia.

Entre os benefícios da aquisição está a transformação do hub do IAG em Madrid para que possa competir com os maiores hubs da Europa, melhora a posição do IAG no mercado “altamente atraente” da Europa à América Latina e Caraíbas e permite que a empresa abra rotas para novos destinos na Ásia.

Considera ainda que proporciona benefícios “significativos” para os clientes, ao proporcionar mais oportunidades de networking e acesso ao programa de fidelização Avios da IAG, bem como oferecer sinergias significativas, em linha com as obtidas em aquisições anteriores, a concretizar entre os anos de 2026 e 2028, assumindo que o fechamento da operação ocorra em cerca de 18 meses.

A esse respeito, o IAG lembra que possui um forte histórico de maximização de sinergias em aquisições anteriores.

Após a conclusão da transação, a marca Air Europa permanecerá sob a gestão da Iberia. O grupo de companhias aéreas destaca a fórmula em que a transação será paga com pagamento diferido até a aprovação da operação e um ou dois anos depois, e acredita que terá um impacto limitado esperado no índice de alavancagem financeira do IAG.

Luis Gallego, CEO do IAG, considera que este acordo permitirá ao hub de Madrid do IAG “concorrer em igualdade de condições com outros hubs europeus e consolidar a sua posição no Atlântico Sul. Madrid é a principal porta de entrada entre a América Latina e a Europa e há oportunidades para expanda sua rede, proporcionando benefícios significativos para nossos clientes, funcionários e acionistas.”

A aquisição oferecerá ao IAG a oportunidade de gerar valor em três áreas principais, como a integração da Air Europa na atual estrutura de hub da Iberia em Madrid, a criação de vínculos comerciais entre a Air Europa e outras empresas operacionais do IAG, bem como a inclusão no As joint ventures do IAG e o fato de que a Air Europa beneficiará dos serviços comuns do IAG Loyalty e do IAG Cargo e da tecnologia e serviços de aquisição do IAG.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img