A IATA revelou na passada quinta-feira, dia 30, que o tráfego aéreo global cresceu 10,4% em 2024, ultrapassando em 3,8% os níveis pré-pandemia. A capacidade total, medida em lugares-quilómetros disponíveis (ASK), aumentou 8,7% em termos anuais, pelo que a ocupação atingiu “um recorde anual” de 83,5%.
O destaque foi o crescimento do tráfego internacional, que registou um aumento de 13,6% em comparação com 2023.
A nível internacional, a capacidade registou um aumento de 12,8%, enquanto a nível doméstico houve um crescimento de 5,7% face a 2023, com a capacidade doméstica a registar ainda uma subida de 2,5%.
Os dados da IATA destacam a performance registada no mês de dezembro de 2024, que se revelou “um bom final de ano”, com a procura global a aumentar 8,6% e a capacidade a crescer 5,6%. O load fator de dezembro atingiu 84%, um recorde para o mês.
“2024 deixou absolutamente claro que as pessoas querem viajar. Com um crescimento de 10,4% na procura, as viagens atingiram números recordes nacionais e internacionais”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Já para este ano, o responsável mostra-se confiante, uma vez que “há todos os indícios de que a procura de viagens continuará a crescer, embora a um ritmo mais moderado de 8%”.
Mercados internacionais de passageiros
O tráfego internacional do ano inteiro ultrapassou o anterior máximo de 2019 em 0,5% em 2024, com crescimento em todas as regiões. A capacidade foi 0,9% inferior à de 2019. Já load factor melhorou 0,5 pontos percentuais, terminando em 83,2%, um recorde.
Para o mês de dezembro, a procura internacional cresceu 10,6%, a capacidade aumentou 7,7% e o load factor melhorou 2,2 pontos percentuais (em comparação com dezembro de 2023) para 83,9%.
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico registaram um aumento da procura de 26% em termos anuais. A capacidade aumentou 24,7% e a taxa de ocupação foi de 83,8% (+0,8 pp em comparação com setembro de 2023). A IATA refere que, apesar desta forte subida, a região continua a apresentar muitas oportunidades para que este crescimento seja ainda maior, até porque o tráfego nesta região continua 8.7% abaixo dos níveis pré-pandemia. O tráfego de dezembro de 2024 aumentou 17,1% em comparação o mesmo mês de 2023.
As transportadoras europeias registaram um aumento anual de 9,7% na procura. A capacidade aumentou 9,2% em relação ao ano anterior, e a taxa de ocupação foi de 84,1%. Em dezembro, a procura aumentou 8,6% face a 2023.
As do Médio Oriente registaram um aumento de 9,4% na procura. A capacidade aumentou 8,4% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação foi de 80,8% (-0,7 pp em comparação com 2023). A procura em dezembro aumentou 7,7%.
As norte-americanas registaram um aumento anual de 6,8% na procura. A capacidade aumentou 7,4% em relação ao ano anterior, e a taxa de ocupação foi de 84,2% (-0,5 pp em comparação com 2023). O tráfego de dezembro de 2024 aumentou 5,1%.
Por sua vez, as companhias aéreas latino-americanas registaram um aumento anual de 14,4% na procura. A capacidade aumentou 14,3% em relação ao ano anterior, enquanto a taxa de ocupação foi de 84,8%. A procura em dezembro subiu 11,3%.
Por último, as transportadoras de África registaram um aumento anual de 13,2% na procura. A capacidade aumentou 9,5% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação subiu para 74,5% (+2,5 pp em relação a setembro de 2023). O tráfego de dezembro aumentou 12,4%.