Quinta-feira, Novembro 13, 2025
Quinta-feira, Novembro 13, 2025

SIGA-NOS:

IATA: Procura por viagens aéreas cresce 3,6% em setembro, impulsionada pelo tráfego internacional

-PUB-spot_img

A procura global por transporte aéreo de passageiros manteve a trajetória de crescimento em setembro de 2025, com um aumento de 3,6% face ao mesmo mês do ano anterior, segundo os dados mais recentes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). O desempenho foi fortemente impulsionado pela recuperação das viagens internacionais, que representaram 90% do crescimento total.

De acordo com a IATA, a capacidade total — medida em lugares disponíveis por quilómetro (ASK) — cresceu 3,7%, ligeiramente acima da expansão da procura, enquanto a taxa média de ocupação manteve-se elevada, em 83,4%, apenas 0,1 pontos percentuais abaixo de setembro de 2024.

O tráfego internacional registou um aumento de 5,1% em setembro, acompanhado por uma expansão de 5,2% na capacidade. A taxa de ocupação internacional manteve-se estável em 83,6% (-0,1 p.p. face ao ano anterior).

Willie Walsh, diretor-geral da IATA, sublinha que “a forte procura internacional impulsionou 90% do crescimento geral de 3,6% em setembro”, acrescentando que “é importante destacar que a expansão da capacidade superou ligeiramente o crescimento da procura, atingindo 3,7%”.

“As taxas de ocupação, no entanto, permaneceram muito elevadas, de 83,4%. Com a programação de voos de novembro a indicar uma expansão de 3% em relação ao ano anterior, as companhias aéreas estão a preparar-se para um crescimento contínuo durante a época de férias de fim de ano. Isto apesar das severas restrições decorrentes de problemas não resolvidos na cadeia de abastecimento”, explica Willie Walsh.

Já a procura interna apresentou um aumento mais modesto, de 0,9%, com a capacidade a crescer 1,1%. A taxa média de ocupação foi de 83,0%, estável em relação ao ano anterior (-0,1 p.p.).

Mercados internacionais de passageiros

Em setembro, todas as regiões registaram aumentos na procura internacional, face ao mesmo período de 2024, mas apenas a Ásia-Pacífico apresentou uma “melhoria significativa” na taxa de ocupação.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico registaram um aumento de 7,4% na procura internacional em relação ao ano anterior, acompanhada por um acréscimo de 6,1% na capacidade. A taxa média de ocupação subiu um ponto percentual, para 83,3%. O aumento das viagens dentro da Ásia, com uma subida de 9,4%, impulsionada pelo forte desempenho dos mercados da China e do Japão, foi determinante para o resultado regional.

Na Europa, as transportadoras cresceram 4,0% na procura por viagens aéreas internacionais, enquanto a capacidade aumentou 4,4%. Apesar do bom desempenho, a taxa de ocupação recuou ligeiramente para 85,6%, menos 0,3 pontos percentuais do que no mesmo mês do ano anterior. A região europeia continua, ainda assim, a apresentar a mais elevada taxa média de ocupação entre todos os mercados internacionais.

O mercado norte-americano registou um crescimento mais moderado, com a procura a subir 2,5% e a capacidade 4,3%, bem como uma descida da taxa de ocupação para 82,9%, menos 1,5 pontos percentuais. O corredor entre a América do Norte e a Ásia manteve-se praticamente estagnado, com um aumento de apenas 0,9%, enquanto o tráfego entre a América do Norte e a América do Sul recuperou da quebra registada em agosto, com um aumento de 1,1%.

No Médio Oriente, o crescimento manteve-se sólido, com a procura a subir 6,3% e a capacidade 6,2%. Já a taxa de ocupação situou-se nos 81,9%, ficando inalterada em comparação com setembro de 2024.

As companhias aéreas da América Latina registaram um aumento de 5,3% na procura face ao ano anterior, com a capacidade a aumentar 6,8%. A taxa de ocupação foi de 83,3%, o que representa um ligeiro decréscimo de 1,2 pontos percentuais.

Já as transportadoras africanas registaram uma subida de 5,3% na procura e de 5,1% na capacidade, o que resultou numa taxa de ocupação de 74,7%, praticamente inalterada face ao ano anterior.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img