Quinta-feira, Março 20, 2025
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IATA: Transporte aéreo apresentou “forte desempenho” na segurança, mas “deu um passo atrás” face a 2023

O setor do transporte aéreo registou um “forte desempenho global” no que diz respeito à segurança, mas ficou “um passo atrás em relação ao desempenho excecional em 2023”, indica a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

No seu Relatório Anual de Segurança de 2024, a IATA indica que a taxa de acidentes foi de 1,3 por milhão de voos, o que significa que houve um acidente por 880 mil voos operados. Este resultado foi “melhor do que a média a cinco anos de 1,25, mas pior do que os 1,09 registados em 2023”.

No ano passado, registaram-se sete acidentes mortais, entre 40,6 milhões de voos, o que é superior ao único acidente mortal constatado em 2023 e à média de cinco acidentes mortais em cinco anos.

Os dados da IATA indicam que houve 244 mortes a bordo em 2024, em comparação com as 72 mortes registadas em 2023 e a média a cinco anos de 144. 

“Mesmo com os recentes acidentes de aviação de grande visibilidade, é importante lembrar que os acidentes são extremamente raros. Registaram-se 40,6 milhões de voos em 2024 e sete acidentes mortais. Além disso, a história de longo prazo da segurança da aviação é de melhoria contínua”, sublinha Willie Walsh, diretor geral da IATA, acrescentando que “há uma década, a média de cinco anos (2011-2015) era de um acidente por cada 456 mil voos. Hoje, a média de cinco anos (2020-2024) é de um acidente por cada 810 mil voos”. 

A IATA alertou para os “riscos crescentes em zonas de conflito”, destacando a queda de duas aeronaves em zonas de conflito, no Cazaquistão, com 38 mortos, e no Sudão, com cinco vítimas mortais.

De acordo com a associação, os acidentes mais comuns no ano passado foram as colisões com a cauda e as excursões de pista, sublinhando “a importância das medidas de segurança na descolagem e aterragem”.

Segurança aérea a nível regional: América do Norte com mais acidentes

A América do Norte foi a região com o maior número de acidentes aéreos no ano passado, com um total de 12. Ainda assim, a taxa de acidentes desceu de 1,53 acidentes por um milhão de voos em 2023, para 1,20 em 2024.

Seguiu-se a Ásia-Pacífico com sete acidentes em 2024. No total, a taxa de acidentes aumentou de 0,92 acidentes por um milhão de voos em 2023, para 1,04 em 2024.

Por sua vez, África registou um total de 10 acidentes no ano passado. A taxa de acidentes desta região registou uma subida de 8,36 acidentes por um milhão de voos em 2023, para 10,59 em 2024.

Verificaram-se dois acidentes na região do Médio Oriente e Norte de África em 2024, sendo que a sua taxa diminuiu de 1,12 acidentes por um milhão de voos em 2023, para 1,08 no ano passado.

Na Europa, foram registados nove acidentes em 2024. A taxa de acidentes totais teve um ligeiro aumento de 0,95 por um milhão de voos em 2023, para 1,02 acidentes no ano passado. 

O Norte da Ásia teve um único acidente, sendo que a sua taxa subiu ligeiramente de zero acidentes por um milhão de voos em 2023, para 0,13 em 2024.

Por fim, na América Latina e Caraíbas, verificou-se um total de cinco acidentes. Nesta região, a taxa de acidentes aumentou de 0,73 por um milhão de voos em 2023, para 1,77 acidentes no ano passado.

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