Quinta-feira, Novembro 13, 2025
Quinta-feira, Novembro 13, 2025

SIGA-NOS:

Iberia lança novo sistema de embarque por reconhecimento facial

-PUB-spot_img

A Iberia lançou o serviço de embarque por reconhecimento facial na sua rota mais emblemática, a Ponte Aérea, que celebra este ano o seu 50.º aniversário. Os clientes que viajarem entre Madrid e Barcelona e vice-versa poderão passar pelo controlo de segurança e pela porta de embarque sem terem de tirar o telemóvel e/ou apresentar os documentos necessários.

O serviço está disponível para todos os clientes com cartão Iberia Plus. Para se registarem, devem aceder à área privada da app Iberia e realizar os seguintes passos: introduzir os seus dados pessoais, tirar uma fotografia do seu documento de identificação, digitalizar o chip do documento e tirar uma selfie com o telemóvel. Este processo é efectuado apenas uma vez e depois, em cada viagem que o cliente fizer, só tem de associar o seu cartão de embarque ao seu perfil biométrico. Também é possível completar o processo de registo nos quiosques do aeroporto ou na aplicação AENA.

Os únicos requisitos para se registar no serviço de reconhecimento facial são: ser maior de 18 anos e ter um DNI espanhol (DNI 3.0 com tecnologia NFC para poder comunicar com telemóveis) ou um passaporte eletrónico da UE.

Seis portas de embarque no aeroporto de Madrid-Barajas

No aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, a Iberia dispõe de seis portas de embarque com serviços de reconhecimento facial: J46, J50, J52, J54, J56 e J58. Além disso, dispõe de dois quiosques na zona de check-in (Ponte Aérea e Business) e quatro portas biométricas na zona de segurança (duas no acesso principal, uma na Ponte Aérea e uma no Fast Track).

Por sua vez, no aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat, a companhia aérea dispõe de uma porta de embarque biométrica (A02), duas portas no filtro de segurança e um quiosque na zona de check-in.

O embarque por reconhecimento facial não afecta os grupos de embarque, que manterão a sua ordem habitual. À chegada à porta de embarque, cada cliente escolherá se prefere o acesso ao cartão de embarque convencional ou à porta biométrica (desde que esteja registado no programa e tenha associado o seu cartão de embarque à sua identidade biométrica durante o processo de check-in).

Atualmente, o embarque biométrico está disponível para telemóveis com o sistema operativo iOS e, num futuro próximo, estará também disponível para telemóveis Android.

Os clientes devem ter em conta que, embora este serviço sem contacto lhes permita embarcar no seu voo sem terem de mostrar quaisquer documentos, devem continuar a transportá-los, caso sejam necessários em qualquer momento da viagem.

A fotografia do documento de identificação está alojada nos servidores da AENA com os sistemas de encriptação adequados e só pode ser acedida durante o funcionamento deste programa. Para mais informações, os clientes podem ler a política de privacidade do serviço Aena Biometrics.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img